Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | César, Maria Rita de Assis, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Mariani Viegas da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:32:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:32:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/95246 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95246 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Maria Rita de Assis César | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/08/2024 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Educação | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A partir de uma variável de discursos e instituições, os corpos femininos foram educados por preceitos morais, sob coerção e violência. As instituições responsáveis por instituir um "regime de verdade" sobre esses corpos ancoravam-se em concepções de caráter natural e biológico. Desse modo, a partir das relações de poder, produzindo assimetrias nas relações de gênero. Pautado na moralidade, no pudor e no controle, o corpo vestido é atravessado e "fabricado" por esses discursos. Com base nos Estudos de Gênero e nas Teorizações Foucaultianas, este trabalho tem como objetivo analisar, por intermédio das narrativas das universitárias, os processos de subjetivação dos corpos femininos universitários por meio do olhar do outro. Este olhar pode ser de desejo, assédio, importunação, julgamento e/ou censura, configurando-se não como uma violência em termos legais, mas atravessando, produzindo e subjetivando as mulheres no momento da escolha do que vestir. Essa pesquisa possibilitou a compreensão dos processos de subjetivação do corpo vestido das universitárias, bem como a identificação do cuidado de si como mecanismo estratégico de resistência desses corpos | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Through a variety of discourses and institutions, women's bodies have been shaped by moral rules under coercion and violence. The institutions responsible for establishing a "regime of truth" about these bodies were anchored in natural and biological conceptions. Consequently, power relations produced asymmetries in gender relations. Grounded in morality, modesty, and control, the dressed body is imbued and "fabricated" by these discourses. Based on Gender Studies and Foucauldian Theories, this study aims to analyze, through the narratives of female university students, the processes of subjectivation of female scholar bodies mediated by the other’s gaze. This gaze may manifest as desire, harassment, intrusion, judgment, and/or censorship, not constituting violence in legal terms but crossing, shaping, and subjectivating women during the act of choosing what to wear. This research made possible an understanding of the processes of subjectivation of the dressed bodies of female scholar students and identified self-care as a strategic mechanism of resistance for these bodies | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corpo feminino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genero - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes universitárias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Roupas femininas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Narrativas que tecem os corpos femininos : o corpo vestido das universitárias da UFPR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: