ECONOMIA CIRCULAR E EDUCAÇÃO : Estratégias transformadoras para o desenvolvimento sustentável

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Autor(es): dc.creatorSypczuk, Alexandra Rubian da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:33:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:33:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/95215-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95215-
Descrição: dc.descriptionOrientador não citado-
Descrição: dc.descriptionMediadora Institucional: Susan Regina Raittz Cavallet-
Descrição: dc.descriptionComitê de Mediação: Alexandro Cardoso, Carla Agulham, Josililian Alberton-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova em Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho procurou conectar a educação formal, informal, e popular integrando a economia circular como tema motivador no ambiente educacional, destacando como premissa a forma de comunicação entre os discentes, docentes, direção, e funcionários da escola. Sendo relevante para a promoção da sustentabilidade e formação de cidadãos conscientes. Com a pretensão de transformar a rotina dos estudantes, professores, funcionários e seus familiares, a partir da conscientização ambiental, praticando estratégias inovadoras para o alcance de todos. A partir da análise do modelo econômico linear, propõe-se uma transição para práticas que priorizem a reutilização de recursos e a regeneração de materiais. O projeto, desenvolvido no Colégio Estadual Santa Gemma Galgani, envolveu alunos do Ensino Médio Técnico em Administração na aplicação dos princípios dos 5R's: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar. As atividades incluíram entrevistas, análise de fluxos internos e proposições de melhorias sustentáveis. O estudo aponta que iniciativas como essa podem servir como modelos replicáveis para outras instituições, promovendo impactos positivos na comunidade e no meio ambiente. Os resultados evidenciam a necessidade de maior engajamento institucional e o potencial transformador da educação como ferramenta de conscientização e mudança social.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectReciclagem - Indústria - Curitiba (PR)-
Título: dc.titleECONOMIA CIRCULAR E EDUCAÇÃO : Estratégias transformadoras para o desenvolvimento sustentável-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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