Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Messagi Júnior, Mário, 1970- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | - |
Autor(es): dc.creator | Moleta, Maria Clara Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:59:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:59:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/95167 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95167 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Mário Messagi Júnior | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Jornalismo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho analisa os desafios do jornalismo contemporâneo diante das mudanças nos hábitos de consumo de informação da Geração Z, marcada por sua preferência por conteúdos curtos, interativos e personalizados. Para abordar essa questão, foi desenvolvido o protótipo MyWay, uma plataforma jornalística interativa que combina quizzes, enquetes, vídeos curtos e outras mecânicas inspiradas em redes sociais como TikTok e Instagram. A metodologia incluiu pesquisa teórica sobre interatividade, consumo de mídia e programação, além da aplicação prática na construção do protótipo, que busca integrar credibilidade jornalística e entretenimento. Os resultados indicam que o MyWay representa um modelo inovador e adaptável, capaz de atrair o público jovem ao oferecer uma experiência informativa imersiva e personalizada. Entretanto, o estudo reconhece limitações, como a necessidade de maior especialização técnica para ampliar as funcionalidades da plataforma. Conclui-se que a adaptação tecnológica e conceitual é essencial para a sustentabilidade do jornalismo na era digital. Sugere-se que futuras pesquisas explorem tecnologias como algoritmos de recomendação e realidade virtual para potencializar a interatividade e o engajamento, consolidando o jornalismo como uma ferramenta relevante em um ambiente midiático em constante transformação | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This study examines the challenges faced by contemporary journalism in adapting to the changing information consumption habits of Generation Z, characterized by a preference for short, interactive, and personalized content. To address this issue, the prototype MyWay was developed, an interactive journalistic platform that integrates quizzes, polls, short videos, and other mechanics inspired by social networks such as TikTok and Instagram. The methodology included theoretical research on interactivity, media consumption, and programming, as well as practical application in the construction of the prototype, which seeks to combine journalistic credibility and entertainment. The results indicate that MyWay represents an innovative and adaptable model capable of attracting young audiences by offering an immersive and personalized informational experience. However, the study acknowledges limitations, such as the need for greater technical specialization to expand the platform’s functionalities. It is concluded that technological and conceptual adaptation is essential for the sustainability of journalism in the digital age. Future research is suggested to explore technologies such as recommendation algorithms and virtual reality to enhance interactivity and engagement, consolidating journalism as a relevant tool in an everchanging media environment | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plataformas digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geração Z | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jornalismo eletrônico | - |
Título: dc.title | Arraste para o seu jeito de se informar : aplicativo My Way e jornalismo adaptado aos hábitos de consumo da Geração Z nas plataformas digitais | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: