
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Crespo, Dinah Carolina Borges | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:56:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:56:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/95161 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95161 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador não citado | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este é um relato que busca esclarecer a importância da formação da ANE 4 (Alternativas para uma Nova Educação) nas minhas ações como coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais em uma escola particular na cidade de São Paulo em busca de uma educação de qualidade. Através de relatos de situações vividas e de escolhas feitas ao longo desse tempo, é possível compreender como os saberes foram se entrelaçando e, o que considero mais importante, corno as minhas escolhas como gestora (com suas mtencíonalidades e possíveis consequências) foram ficando mais claras e possibilitando resultados que se aproximam cada vez mais de uma educação emancipadora. No papel da coordenação, ao se fazer escolhas de caminhos a seguir, é preciso considerar o que acontece agora (geralmente em caráter de urgência) mas também é preciso visar um futuro - que equipe desejo formar? Que alunos queremos formar nesta escola? Qual o nosso papel, como escola, na formação das crianças e jovens que passam por aqui? Uma simples ação (ou sequência de ações) pode levar para um caminho diferente do que desejamos e sem que percebamos isso. A ANE me trouxe a consciência de pilares importantes, de que caminhos seguir (e perseguir) nesta busca por uma educação de fato e emancipatória. Além de deixar clara a importância da gestão na leitura do que se passa na escola, nas suas questões e belezas, em fazer perguntas e formar uma equipe que possa, junta, ir construindo um caminho de uma educação de qualidade. A ideia deste relato é mostrar um pouco o avesso dessa costura que fui fazendo neste tempo, revelando a importância da ANE, de um espaço coletivo de discussão sobre educação e como as pequenas ações que acontecem na escola podem de fato construir um caminho consistente de educação. Algo que revele como ações da coordenação (algo pouco discutido ainda na educação) tem um papel fundamental na criação de um ambiente colabarativo e de criação, que traz a possibilidade de inovação feita por quem vive a escola todos os dias (todos estão). Que seja uma contribuição para todos os gestores de escolas, que possam enxergar a beleza e a importância do seu papel na criação diária de uma escola | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Organização e administração | - |
| Título: dc.title | Libertar o futuro da escola : a importância dos gestores no cotidiano escolar | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: