
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | QUELUZ, Marilda Lopes Pinheiro | - |
| Autor(es): dc.creator | FUKUSHIMA, Kando | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:30:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:30:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/95127 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95127 | - |
| Descrição: dc.description | Caderno de divulgação científica Design & Cultura. | - |
| Descrição: dc.description | O tom que permeia as abordagens dessa coletânea é o de indignação e combate, ensaiando a escuta ativa, o olhar crítico e o gesto de acolhimento e empatia. Tanto nos projetos individuais ou coletivos, quanto nas práticas cotidianas aqui apresentadas, percebe-se uma preocupação com as formas de resistência e de dissenso, uma tentativa de criar outras coleções, outras séries, outros acervos. Mesmo os discursos apaziguadores das revistas de moda e imagens publicitárias deixam entrever a violência do regime militar, os efeitos da contracultura e a força dos movimentos sociais (feminismos, movimento negro, LGBTQIA+ etc.). | - |
| Descrição: dc.description | Grupo de Pesquisa Design & Cultura (PPGTE-UTFPR) Grupo de Pesquisa Teoria, História e Crítica do Design e Atividades Projetuais (PPGDesign-UFPR) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Federal do Paraná. Departamento de Design | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Design | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crítica de Design | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria do Design | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História do Design | - |
| Título: dc.title | DESIGN & CULTURA: 60 ANOS DO GOLPE | - |
| Título: dc.title | Lembrar para resistir, projetar para transgredir | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: