
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Faxina, Elson, 1956- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Deyse Carvalho da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:50:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:50:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/95126 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95126 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Elson Faxina | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Jornalismo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : As transmissões ao vivo na plataforma TikTok se consolidaram como um espaço dinâmico de interação social e geração de renda, criando relações complexas entre streamers e presenteadores. Este estudo investiga essas interações, com ênfase nas "Batalhas de Lives" e suas implicações. O objetivo principal é analisar as estratégias de monetização adotadas pelos streamers e os comportamentos dos presenteadores, destacando como práticas como o networking e o fake love influenciam a fidelização e o engajamento financeiro. Para a produção, a observação participante nas transmissões e entrevistas com os envolvidos, possibilitou uma análise aprofundada das interações. Observou-se que os streamers dependem de redes de relacionamento e da criação de vínculos emocionais, muitas vezes forjados, para garantir sua renda. Por sua vez, os presenteadores frequentemente agem impulsionados por necessidades de validação social e recompensas imediatas, o que pode resultar em comportamentos de consumo excessivo. Assim, as transmissões ao vivo emergem como uma nova forma de economia digital, mas que suscitam questões sobre os limites entre entretenimento, exploração emocional e consumo. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : Live broadcasts on TikTok have established themselves as a dynamic space for social interaction and income generation, creating complex relationships between streamers and gifters. This study investigates these interactions, with a focus on "Live Battles" and their implications. The main objective is to analyze the monetization strategies adopted by streamers and the behaviors of gifters, highlighting how practices such as networking and fake love influence loyalty and financial engagement. Through participant observation in live streams and interviews with those involved, an in-depth analysis of these interactions was conducted. It was observed that streamers rely on relationship networks and the creation of emotional bonds, often fabricated, to secure their income. Conversely, gifters often act driven by needs for social validation and immediate rewards, which can result in excessive consumption behaviors. Thus, live broadcasts emerge as a new form of digital economy, raising questions about the boundaries between entertainment, emotional exploitation, and consumption | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | TikTok (Rede social on-line) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indústria de entretenimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação de massa - Aspectos econômicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Consumo (Economia) | - |
| Título: dc.title | Além do mar de rosas : vício em jogos e falsos relacionamentos têm formado milionários no TikTok live : uma reportagem longform | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: