Guia Auxiliar para a Criação de Material Didático Tátil voltado ao Ensino de Biogeografia e Cartografia para Pessoas Cegas ou com Baixa Visão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPortugal, Gabriela Freire-
Autor(es): dc.creatorEspindola, Aron Castro-
Autor(es): dc.creatorRosa dos Santos, Matheus de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:15:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:15:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/95059-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95059-
Descrição: dc.descriptionA fim de aportar o processo de aprendizagem do estudo da Biogeografia e Cartografia Temática, desenvolvemos um material tátil como recurso pedagógico. A partir da elaboração deste material, o professor poderá utilizá-lo para dinâmicas diversas em sala da aula, dinâmicas estas que compreendem a cegueira para além do enxergar através dos olhos, “não é meramente a ausência de visão, (o fracasso de um órgão isolado), a cegueira causa uma total reestruturação de todas as potencialidades do organismo e personalidade.” (VIGOTSKI, 1997). De forma mais específica, busca-se demonstrar a aplicação desse recurso pedagógico como instrumento de ensino-aprendizagem, integrando dois estudos da Geografia. A metodologia a ser apresentada revela a perspectiva de aguçar o interesse pelo conteúdo lecionado, potencializando sua compreensão de uma maneira ativa, sendo o aluno o protagonista da aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionO presente guia tem como objetivo auxiliar na criação de materiais didáticos adaptados para pessoas cegas ou com baixa visão. Por meio do levantamento de referenciais do Design Universal, Cartografia e Biogeografia, esta proposta aproxima os estudantes com deficiência visual ao estudodos domínios morfoclimáticos e representações cartográficas do território brasileiro. Utilizando ferramentas e estratégias que estimulam sentidos além do visual, como o tato e a audição, busca-se promover uma experiência educativa inclusiva, que valorize as especificidades desses alunos e assegure seu acesso pleno ao conhecimento. A atividade requer elementos baratos e de fácil acesso para a sua realização, podendo ser adaptados conforme a necessidade e alcance dos docentes responsáveis pela atividade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherTrabalho final da disciplina de Geotecnologias no ensino de Geografia-
Relação: dc.relation1;-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia-
Palavras-chave: dc.subjectMaquete-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial textural-
Título: dc.titleGuia Auxiliar para a Criação de Material Didático Tátil voltado ao Ensino de Biogeografia e Cartografia para Pessoas Cegas ou com Baixa Visão-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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