
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Cordova, Rafael | - |
| Autor(es): dc.creator | Jardim e Silva, Leonardo | - |
| Autor(es): dc.creator | Alves, Vinicius Bonin | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:54:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:54:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/95058 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95058 | - |
| Descrição: dc.description | O material consiste num plano de aula voltado ao 8° ano dividido em 3 etapas, duas em sala de aula e uma em campo. O objetivo desse plano é desenvolver junto aos alunos o pensamento geográfico e noções de percepção do espaço no entorno da escola, através da produção de um material cartográfico. Além do plano de aula, será disponibilizado um tutorial de como utilizar o aplicativo Avenza Maps e como realizar as atividades dentro dele, voltado ao docente. | - |
| Descrição: dc.description | Esse plano de aula propõe o uso da cartografia participativa como metodologia para explorar a percepção do entorno escolar pelos alunos. Esse processo, inspirado na abordagem de Seemann (2003) permitirá que os estudantes expressem suas visões pessoais e coletivas do espaço ao redor da escola, promovendo uma reflexão crítica sobre as relações entre ambiente, sociedade e cultura. A atividade busca integrar práticas pedagógicas interativas e colaborativas, estimulando o senso de pertencimento ao lugar e o protagonismo dos educandos, com o objetivo de utilizar da percepção como ponto de partida para a compreensão prática da cartografia como processo coletivo e participativo, reflexo de uma construção histórica, política e social. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Trabalho final da disciplina de Geotecnologias no ensino de Geografia | - |
| Relação: dc.relation | 1; | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geotecnologias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Percepção Ambiental | - |
| Título: dc.title | CARTOGRAFIA PARTICIPATIVA | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: