
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Maia, Fernanda Landolfi, 1982- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Graduação em Tecnologia em Secretariado | - |
| Autor(es): dc.contributor | Fujimoto, Thais Keiko Machado | - |
| Autor(es): dc.creator | Capizani, Flávia Cordeiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:24:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:24:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/95057 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95057 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Profª Dra. Fernanda Landolfi Maia | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Graduação em Tecnologia em Secretariado | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 28-29 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente relatório tem por finalidade apresentar a implantação do projeto "Dados de egressos do Curso Superior de Tecnologia em Secretariado da UFPR". Para isso, a partir de um estudo de caso, com vistas aos egressos do referido curso, foi realizado um levantamento de dados, objetivando-se criar o relatório intitulado "Dados de egressos do Curso Superior de Tecnologia em Secretariado da UFPR 2011-2021", que contemplasse uma política de acompanhamento dos egressos do curso. A pesquisa, que envolveu 77 secretários egressos do curso, é de natureza aplicada e caráter exploratório, utilizando procedimento bibliográfico, documental e de levantamento, com uma abordagem quali-quantitativa para análise dos dados. Tais dados foram levantados a partir de uma pesquisa de campo, realizada por meio da coleta de dados via aplicação de questionário eletrônico aos egressos do Curso Superior de Tecnologia em Secretariado da UFPR, entre os meses de fevereiro e março de 2022. O estudo revelou aspectos da formação acadêmica, infraestrutura e dados relacionados ao registro profissional. Entre os respondentes, a maioria não está atuando dentro da área do secretariado e uma grande parcela tem renda de até dois salários mínimos, valor abaixo do piso salarial da categoria no estado do Paraná. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : The purpose of this report is to present the implementation of the project "Data from graduates of the course Secretariat Technology at Federal University Federal of Paraná". From a study case, with a view to graduates of the Secretariat Technology (TS) course of the Federal University of Paraná (UFPR), a data research was carried out regarding graduates, aiming to create the report entitled "Data from graduates of the technology course in secretariat of UFPR 2011-2021", contemplating the policy of monitoring graduates of the course. The research involved 77 executive assistant, graduates of the technology course in secretariat of UFPR, it is an applied nature and exploratory character, using bibliographic, documentary and research procedure, within a qualitative approach for data analysis, which were collected from a filed research, performed through data collection through the application od an electronic questionnaire to the graduates of technology course in the secretariat of UFPR, between the month of February and March 2022. The study revealed that the majority of graduates are not working within the secretariat area and that a large portion has an income of up to two minimum wages, a value below the salary floor of the category in the state of Paraná. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Secretariado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Egressos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologos | - |
| Título: dc.title | Dados de egressos do curso superior de tecnologia em secretariado da UFPR | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: