
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Palcha, Leandro Siqueira, 1984- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Fernando José da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:27:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:27:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/95016 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95016 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Leandro Siqueira Palcha | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 24/09/2024 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Com as demandas para a Educação durante a pandemia da COVID-19, professores da rede estadual paranaense passaram a utilizar materiais pré-preparados do programa Aula Paraná. Esses materiais foram disponibilizados por meio do módulo de planejamento do Registro de Classe Online (RCO). Entre eles, os destinados ao componente curricular de Ciências para o oitavo ano do Ensino Fundamental apresentam diversas materialidades discursivas relacionadas ao corpo. A padronização do conteúdo, número de aulas e slides prontos levaram a uma possível automatização do ensino, sendo problematizada nessa pesquisa a seguinte questão: Quais sentidos sobre o corpo masculino podem ser produzidos pelos slides de Ciências do oitavo ano disponibilizados pela plataforma Aula Paraná? Este estudo tem como objetivo geral compreender como o corpo masculino representado nos slides do Aula Paraná pode produzir efeitos de sentidos para aulas de Ciências. Os objetivos específicos incluem identificar conteúdos relacionados ao corpo masculino nos materiais do componente curricular de Ciências e analisar esses materiais usando conceitos desenvolvidos principalmente por Eni Orlandi no Brasil, a partir da perspectiva da Análise de Discurso de linha francesa. Essa abordagem teóricometodológica será aplicada aos materiais didáticos produzidos no segundo trimestre de 2021 e disponibilizada para o oitavo ano do Ensino Fundamental, formando o corpus de análise em busca de possíveis formações discursivas que colaborem para a ideologia "biologizante" e identifiquem deslocamentos de sentidos sobre corpo e o masculino, considerando o dito e o não dito e as formações imaginárias. Durante as análises, os materiais revelaram discursos biologizantes, os quais foram classificados em formações imaginárias do corpo-macho, corpo-doente, corpo-ideal, corporepresentação e corpo-fotografia. Embora o material ofereça poucas possibilidades de interpretações polissêmicas, essas podem ser percebidas e debatidas pelo professor em sala de aula, permitindo deslocamentos de sentido entre os sujeitos | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: With the demands for Education during the COVID-19 pandemic, teachers in Paraná's state education network began to use pre-prepared materials from the Aula Paraná program. These materials were made available through the Planning Module of the Online Class Record (RCO). Among them, those intended for the Science curriculum component for the eighth grade of Middle School present various discursive materialities related to the body. The standardization of content, the number of classes, and ready-made slides led to a potential automation of teaching, which raises the following question in this research: What senses about the male body can be produced by eighth-grade slides provided by the Aula Paraná platform? The general objective of this study is to understand how the Aula Paraná slides for Science classes can produce meanings about the body and masculinity. The specific objectives include identifying content related to the male body in the materials of the Science curriculum component and analyzing these materials using concepts developed primarily by Eni Orlandi in Brazil, from the perspective of French Discourse Analysis. This theoreticalmethodological approach will be applied to the teaching materials provided in the second trimester of 2021 for the eighth grade of elementary school, forming the corpus of analysis in search of possible discursive formations that contribute to the "biologizing" ideology and identify shifts in meanings regarding body and masculinity, considering the said and the unsaid and imaginary formations. During the analysis, the materials revealed biologizing discourses, which were classified within the imaginary formations of the male-body, sick-body, ideal-body, representational-body and photographic-body. Although the material offers few possibilities for polysemic interpretations, these can be perceived and debated by the teacher in the classroom, allowing for shifts in senses between subjects | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências (Ensino Fundamental) - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Corpo humano na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino audiovisual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | O corpo masculino nos slides do "Aula Paraná" : efeitos de sentidos para as aulas ciências | - |
| Título: dc.title | O corpo masculino nos slides do "Aula Paraná" : efeitos de sentidos para as aulas [de] ciências | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: