
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cunha, José Carlos da, 1965- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Rodrigo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Engenharia Elétrica | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Felipe de Medeiros dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Carmo, Felipe de Oliveira do | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:19:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:19:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/94989 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/94989 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. José Carlos da Cunha | - |
| Descrição: dc.description | Coorientador: Rodrigo Gonçalves - EPA | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia Eletrica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A aviação moderna exige a contínua evolução dos métodos de treinamento de pilotos, sendo os simuladores Full Flight Simulator (FFS) elementos-chave nesse processo. Este trabalho, intitulado "Reengenharia para Aquisição de Sinais dos Testes de Latência do Simulador Embraer 120", concentra-se na otimização da avaliação objetiva de simuladores, com destaque para os testes de latência, essenciais para a validação anual. A EPA Training Center, detentora de um FFS dedicado a aeronave Embraer 120, enfrenta desafios relacionados à aquisição e interpretação dos resultados dos testes de latência. Atualmente, a utilização de um equipamento analógico, o chart holder, é o método predominante, porém, este trabalho propõe uma transição para métodos digitalizados mais avançados. A avaliação dos testes de latência envolve a medição do tempo de resposta dos subsistemas do simulador a partir de movimentos nas superfícies da aeronave. O foco está na otimização desse processo, visando não apenas eficiência, mas também análises mais detalhadas e robustas. Ao explorar uma solução tecnológica inovadora, este TCC busca ir além da resolução de um desafio técnico específico, aspirando contribuir para a constante evolução no campo da simulação de voo e suas práticas de validação. A implementação dessa proposta promete não apenas aprimorar os padrões da EPA Training Center, mas também impactar positivamente o cenário mais amplo da aviação e simulação de voo. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : Modern aviation requires the continuous evolution of pilot training methods, and simulators Full Flight Simulator (FFS) are key elements in this process. This research, entitled "Reengineering for Signal Acquisition from Embraer 120 Simulator Latency Tests", focuses on the optimization of the objective evaluation of simulators, with emphasis on latency tests, essential for annual validation.The EPA Training Center, holder of an FFS dedicated to the Embraer 120 aircraft, faces challenges related to the acquisition and interpretation of the results of the latency tests. Currently, the use of an analog equipment, the chart holder, is the predominant method, although, this work proposes a transition to more advanced digitized methods. The evaluation of latency tests involves measuring the response time of the simulator subsystems from movements on the surfaces of the aircraft. The focus is on the optimization of this process, aiming not only at efficiency, but also more detailed and solid analyses. In advance of exploring an innovative technological solution, this CBT seeks to go beyond the resolution of a specific technical challenge, aspiring to contribute to the continuous evolution in the field of flight simulation and its validation practices. The implementation of this proposal promises both improvement of the standards of EPA Training Center and positive impact to the broader scenario of aviation and flight simulation. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aviadores - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Treinamento por simulação | - |
| Título: dc.title | Reengenharia para aquisição de sinais dos testes de latência do simulador Embraer 120 | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: