
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Brito, Gláucia da Silva, 1961- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Paula, Ana Fernanda de Bortoli de | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Ana Carolina Cardoso | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:47:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:47:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/94985 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/94985 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Gláucia da Silva Brito | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Relações Públicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O objetivo deste trabalho é elaborar um planejamento de comunicação para uma instituição de ensino, a fim de melhorar a divulgação das ações pedagógicas desenvolvidas pelos professores entre o próprio corpo docente, aumentando a sinergia dentro do colégio. Através de análise bibliográfica, este estudo abordará os conceitos de relações públicas e suas respectivas atividades, além de trazer conceitos relacionados à educação no Brasil e a relação entre os dois meios. Partindo destes conceitos, será possível observar a importância da presença de um profissional de relações públicas no processo de elaboração de um planejamento de comunicação aliado ao pedagogo na criação e implantação do projeto pedagógico escolar. Partimos da análise de uma escola pública, o Colégio Estadual Professor Máximo Atílio Asinelli, como o intuito de estudar mais afundo a estrutura do sistema de ensino público e sua ligação com a comunicação e suas ferramentas. Assim, aplicamos modelos quantitativos e qualitativos de pesquisa com os professores e com os pedagogos para vislumbrar a situação da comunicação no Colégio. Em análise dos resultados, observamos que a comunicação sobre as ações pedagógicas é escassa, não conseguindo cumprir com a função de levar as informações aos professores. Foi sinalizado que há a necessidade de instituir um canal de comunicação, dessa forma sugerimos no plano a formatação de um Jornal Mural para a veiculação das ações pedagógicas; e um Manual de utilização e manutenção do veículo pela equipe | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : The objective of this job is to approach the educational institution as a communication's through diffuser among its employees and its efficiency. Through literature review, this study will approach the Public Relation concepts and their activities, and bring concepts related to Brazil's education and the relationship between it. Based on these concepts, it will be possible to observe the importance of the presence of a Public Relations professional in the process of developing a communication plan clouped with pedagogue in the creation and implementation of the pedagogical plan. We start from the analysis of a public school, the State School Teacher Máximo Atílio Asinelli, as in order to study sink the structure of the public education system and its connection with the communication and its tools. So, we apply quantitative and qualitative models of research with the teachers and pedagogues to envision the communication's situation in the College. ln analyzing the results, we observe the communication on the pedagogical practices is sparse, failing to fulfill the function of bringing information to the teachers. lt was signaled that there was a need to establish a communication channel, thus we suggest in the plan to format a Bulletin Board to the placement of pedagogical actions, and a Manual for use and maintenance of the vehicle by the staff | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação - Planejamento | - |
| Título: dc.title | Planejamento de comunicação para uma instituição de ensino pública : divulgando as ações pedagógicas | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: