Nível de atividade física e percepção sobre as aulas de educação física em adolescentes do ensino médio da cidade de Curitiba

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Autor(es): dc.contributorGuedes, Dartagnan Pinto, 1954--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício-
Autor(es): dc.creatorRamos, Evelize Tavares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:42:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:42:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/94913-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/94913-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Dartagnan Pinto Guedes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Benefícios da prática de atividade física e riscos do sedentarismo associados à saúde e ao bem-estar são amplamente documentados na literatura. No entanto, maior número de estudos procura envolver sujeitos adultos. Pouco é conhecido com relação aos hábitos de prática da atividade física de adolescentes. O objetivo do estudo foi identificar o nível da prática habitual de atividade física e a percepção sobre as aulas de educação física de uma amostra representativa de adolescentes matriculados no ensino médio de uma escola da rede pública de ensino do município de Curitiba, Paraná. A amostra foi constituída por 405 adolescentes (211 moças e 194 rapazes) com idades entre 14 e 19 anos. As informações quanto à percepção da prática habitual de atividade física foram obtidas por intermédio do Questionário Internacional de Atividade Física (International Physical Activity Questionnaire - IPAQ). Os resultados revelaram que os rapazes foram consistentemente mais ativos que as moças e os níveis de prática habitual de atividade física tenderam a reduzir- se com a idade. A prevalência do sedentarismo foi de 23,8% entre as moças e 8,8 % entre os rapazes, enquanto 32,4% e 47,9%, respectivamente, apresentaram nível de prática habitual de atividade física elevado. As chances dos adolescentes aqui analisados apresentarem comportamentos sedentários variou de acordo com seu estilo de vida e sexualidade. Já com relação a percepção das aulas e professores de Educação Física a maioria dos adolescentes demonstrou bons níveis de interesse, resultando em satisfação com as aulas e professores. Como conclusão, a elevada incidência de sedentarismo observada na amostra analisada sugere ações intervencionistas que venham incentivar a prática adequada de atividade física na população jovem-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectComportamento sedentário-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Título: dc.titleNível de atividade física e percepção sobre as aulas de educação física em adolescentes do ensino médio da cidade de Curitiba-
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