
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Guedes, Dartagnan Pinto, 1954- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício | - |
| Autor(es): dc.creator | Ramos, Evelize Tavares | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:42:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:42:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/94913 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/94913 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Dartagnan Pinto Guedes | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Benefícios da prática de atividade física e riscos do sedentarismo associados à saúde e ao bem-estar são amplamente documentados na literatura. No entanto, maior número de estudos procura envolver sujeitos adultos. Pouco é conhecido com relação aos hábitos de prática da atividade física de adolescentes. O objetivo do estudo foi identificar o nível da prática habitual de atividade física e a percepção sobre as aulas de educação física de uma amostra representativa de adolescentes matriculados no ensino médio de uma escola da rede pública de ensino do município de Curitiba, Paraná. A amostra foi constituída por 405 adolescentes (211 moças e 194 rapazes) com idades entre 14 e 19 anos. As informações quanto à percepção da prática habitual de atividade física foram obtidas por intermédio do Questionário Internacional de Atividade Física (International Physical Activity Questionnaire - IPAQ). Os resultados revelaram que os rapazes foram consistentemente mais ativos que as moças e os níveis de prática habitual de atividade física tenderam a reduzir- se com a idade. A prevalência do sedentarismo foi de 23,8% entre as moças e 8,8 % entre os rapazes, enquanto 32,4% e 47,9%, respectivamente, apresentaram nível de prática habitual de atividade física elevado. As chances dos adolescentes aqui analisados apresentarem comportamentos sedentários variou de acordo com seu estilo de vida e sexualidade. Já com relação a percepção das aulas e professores de Educação Física a maioria dos adolescentes demonstrou bons níveis de interesse, resultando em satisfação com as aulas e professores. Como conclusão, a elevada incidência de sedentarismo observada na amostra analisada sugere ações intervencionistas que venham incentivar a prática adequada de atividade física na população jovem | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comportamento sedentário | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adolescência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
| Título: dc.title | Nível de atividade física e percepção sobre as aulas de educação física em adolescentes do ensino médio da cidade de Curitiba | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: