A aprendizagem precisa de afetos : abordagem sistêmica e letramento de mundo para uma educação emancipatória

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Autor(es): dc.creatorGóes, Vanessa Bibiane Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:03:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:03:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/94882-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/94882-
Descrição: dc.descriptionOrientador não citado-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A autonomia é o objetivo central da educação e, conforme Paulo Freire (2001), a formação escolar transcende uma simples apropriação de conceitos teóricos. Fundamentada na pedagogia crítica, esse projeto buscou compreender a efetividade nas práticas de ensino-aprendizagem. Freire enfatiza a importância da leitura crítica do mundo, da valorização dos saberes dos estudantes e da construção coletiva do conhecimento. No cenário educacional atual, especialmente na rede pública estadual de São Paulo, que incorpora diversas plataformas digitais integradas de aprendizagem, tornase essencial fortalecer a formação continuada de professores. Essa iniciativa tem como objetivo aprimorar as práticas pedagógicas em sala de aula e gerenciar de forma eficiente os processos educacionais, enfrentar a opressão e promover vínculos afetivos que favoreçam a formação integral dos estudantes, bem como sua participação ativa na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. O projeto proposto oferece formação continuada aos professores sob a perspectiva de uma educação humanizada. Almeja-se que as salas de aula promovam o letramento crítico do mundo, avaliando os estudantes de maneira integral e reconhecendo-os como elementos centrais do processo de aprendizagem. Assim, o trabalho busca resgatar a função social do professor e ressignificar o papel da escola, promovendo a colaboração entre os temas incluídos e a realidade dos estudantes, atendendo às suas demandas concretas-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia critica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação humanística-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Título: dc.titleA aprendizagem precisa de afetos : abordagem sistêmica e letramento de mundo para uma educação emancipatória-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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