
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Góes, Vanessa Bibiane Vieira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:03:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:03:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/94882 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/94882 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador não citado | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A autonomia é o objetivo central da educação e, conforme Paulo Freire (2001), a formação escolar transcende uma simples apropriação de conceitos teóricos. Fundamentada na pedagogia crítica, esse projeto buscou compreender a efetividade nas práticas de ensino-aprendizagem. Freire enfatiza a importância da leitura crítica do mundo, da valorização dos saberes dos estudantes e da construção coletiva do conhecimento. No cenário educacional atual, especialmente na rede pública estadual de São Paulo, que incorpora diversas plataformas digitais integradas de aprendizagem, tornase essencial fortalecer a formação continuada de professores. Essa iniciativa tem como objetivo aprimorar as práticas pedagógicas em sala de aula e gerenciar de forma eficiente os processos educacionais, enfrentar a opressão e promover vínculos afetivos que favoreçam a formação integral dos estudantes, bem como sua participação ativa na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. O projeto proposto oferece formação continuada aos professores sob a perspectiva de uma educação humanizada. Almeja-se que as salas de aula promovam o letramento crítico do mundo, avaliando os estudantes de maneira integral e reconhecendo-os como elementos centrais do processo de aprendizagem. Assim, o trabalho busca resgatar a função social do professor e ressignificar o papel da escola, promovendo a colaboração entre os temas incluídos e a realidade dos estudantes, atendendo às suas demandas concretas | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia critica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação humanística | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
| Título: dc.title | A aprendizagem precisa de afetos : abordagem sistêmica e letramento de mundo para uma educação emancipatória | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: