O trabalho do educador social na perspectiva da cultura do cuidado : a amorosidade no acolhimento de crianças abrigadas

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Autor(es): dc.contributorPereira, Denise Aparecida Lima, 1988--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Autor(es): dc.creatorFarias, Lucas Raoni Prado de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:48:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:48:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/94871-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/94871-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. M.a. Denise Aparecida Lima Pereira-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Descrição: dc.descriptionResumo: O Educador Social é um profissional que trabalha na área da educação e atua diretamente com indivíduos em situação de vulnerabilidade social, tais como crianças, jovens e adultos em situação de rua, em situação de risco pessoal ou social, ou em conflito com a lei. No contexto da Casa Lar, ambiente onde questões sociais complexas impactam e fragilizam o desenvolvimento das crianças acolhidas, o trabalho do educador social decorre através da escuta, atenção e do olhar. Para tanto, buscou-se estratégias que visam promover ações de bem-estar na rotina dos abrigados, visando sua saúde física, mental e emocional, contribuindo para que vivam com mais qualidade, tornando o ambiente de trabalho mais amoroso e acolhedor. Neste trabalho apresenta-se uma análise acerca do trabalho do educador social que atua no acolhimento de crianças abrigadas. Para isso, foram analisadas as respostas obtidas através de entrevistas realizadas no período de julho a outubro de 2024, com os educadores que atuam no abrigo institucional para meninos do município de Matinhos. Os educadores relataram que o cuidado e a amorosidade são essenciais para o acolhimento das crianças abrigadas, apontaram que a atenção, o diálogo, a empatia, a escuta, a orientação, o respeito e a responsabilidade, são fundamentais para que o acolhimento seja feito de forma mais amorosa-
Formato: dc.format1 recurso online (1 banner) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectCrianças socialmente excluídas-
Palavras-chave: dc.subjectEducadores-
Título: dc.titleO trabalho do educador social na perspectiva da cultura do cuidado : a amorosidade no acolhimento de crianças abrigadas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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