
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Maia, Luiz Paulo, 1957- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | - |
| Autor(es): dc.creator | Mendes, Marcela Rocha | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:14:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:14:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2004 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/94840 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/94840 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Luiz Paulo Maia | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Jornalismo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho tem como objetivo principal analisar as diferenças entre os discursos dos jornais impressos do período contemporâneo a Guerra do Contestado e o discurso aceito atualmente por historiadores como a verdadeira história desta guerra. Para tanto, ele foi dividido em cinco capítulos. O primeiro traz os conceitos gerais básicos para a compreensão de um trabalho em Comunicação Social com ênfase em jornalismo. Esses conceitos são a imprensa e sua relação com o poder, o jornalismo praticado no Brasil e a análise do discurso junto com a ética na linguagem. No segundo capítulo é feita uma contextualização para melhor conhecermos a situação do Brasil, da região e dos habitantes do Contestado. Em seguida é discorrida a história da Guerra do Contestado em resumo, apenas para o leitor ter uma noção geral do evento que estamos analisando. No próximo item são levantadas todas as informações passadas pelos jornais que serão analisados dentro do período pré-determinado e justificado. E, por último, a análise em si das diferenças dos discursos citados anteriormente. Na conclusão sré feita uma comparação do que aconteceu no Contestado com eventos mais recentes da história brasileira e mundial e o leitor poderá concluir que a imprensa não mudou muito | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jornalismo impresso | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jornalismo - Brasil - História | - |
| Título: dc.title | Guerra do contestado : a história que os jornais contaram e a história que conhecemos hoje | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: