
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Mouro, Gisele Fernanda | - |
| Autor(es): dc.contributor | Cavalcante, Cláudia Garcia, 1972- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Bernardes, Priscila Alves | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:39:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:39:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/94811 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/94811 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Gisele Fernanda Mouro | - |
| Descrição: dc.description | Coorientadora: Cláudia Garcia Cavalcante | - |
| Descrição: dc.description | Banner exibido na 6ª Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação: Educação Transformadora | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este projeto de leitura nasceu com o desejo de transformar as práticas educacionais e trazer novas formas de aprender para dentro da escola, integrando metodologias ativas a todas as áreas do conhecimento. O objetivo principal foi conectar a leitura a diferentes disciplinas e estimular os alunos a assumirem um papel protagonista em seu processo educativo. O projeto teve como propósito principal desenvolver a autonomia dos estudantes por meio de atividades práticas e interdisciplinares. A leitura foi utilizada como ponto de partida para expandir o conhecimento e fomentar habilidades essenciais. Ao longo do percurso, as ações foram constantemente ajustadas com base no retorno de educadores e alunos, criando um ambiente dinâmico e significativo, onde a leitura se tornou uma ferramenta transformadora para ampliar horizontes e enriquecer a visão de mundo dos estudantes. Os avanços alcançados foram notáveis e refletiram diretamente nos resultados. O acompanhamento contínuo evidenciou melhorias significativas nos mapeamentos de leitura e escrita. Ao estabelecer a leitura como eixo transformador, o projeto não apenas melhorou os índices de alfabetização, mas também promoveu a capacidade crítica, a autonomia e o entusiasmo dos estudantes em relação ao aprendizado | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online (1 banner) : PDF + 1 ficha técnica. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Incentivo à leitura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
| Título: dc.title | Leitura em todas as áreas | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: