Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Valentim da, 1977- | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Denise Aparecida Lima, 1988- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Agulham, Carla Cristine | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:09:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:09:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/94796 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/94796 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Valentim da Silva | - |
Descrição: dc.description | Coorientadora: Denise Aparecida Lima Pereira | - |
Descrição: dc.description | Link do vídeo disponível na ficha técnica | - |
Descrição: dc.description | Duração do vídeo: 43 min e 16 seg | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação. | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A Equoterapia, diante de um emaranhado de desafios, se revela enquanto organização complexa nas relações assumidas e ressignificadas. A busca pelo diálogo e a religação de saberes são fundamentais, porém, se tornam perigosos quando generalizam suas ações apenas por um caminho, se não considerarmos as interdependências entre saberes, escutas, processos, a própria terapia, apenas por protocolos, estatísticas ou sessões cronometradas ficará em dívida. No Brasil, a terapia com cavalos tem influência pelo segmento militar ou perfil técnico, as organizações ou centros de Equoterapia, tomados por dinâmicas restritas. Desde 2016, voluntariando no Centro Equo Sorriso, percebi o desejo dos envolvidos em ser como àquelas referências tidas como bons modelos, mas foi dialogando e escutando sobre as histórias e angústias dos praticantes, de seus familiares e sobre os contextos em que estavam inseridos, que os projetos foram se diferenciando, afinal, surgiam de necessidades como o acesso a livros; experiências com bicicletas; acesso a linguagens artísticas; acesso em momentos coletivos envolvendo comunidade local; além de ofertar projetos para as famílias, para além de eventos sociais e os para esportivos, foram destaque pelo ineditismo nos percursos da Equo Sorriso. O "fazer diferente", na gestão do tempo das sessões, criadas pelos equitadores e equipe técnica aproveitando as especificidades e jornada das crianças e suas famílias durante os tempos que no centro ali frequentavam, fortalecia a incerteza de estar fazendo o correto, mesmo que diferente. Quando conhecemos o movimento MoANE e a especialização ANE 4 as certezas e inquietudes, projetos complementares com comunidades passou a provocar um movimento coletivo e o desejo de fazer valer uma prática integradora se fortaleceu em cada encontro, leituras e vivências nas comunidades e em espaços democráticos, e eu faço parte desta história, por ser pedagoga voluntária no espaço Equo Sorriso e estudante ANE 4. Os anos 2023 e 2024, a experiência me atravessava individual e coletivamente ao mesmo tempo e as histórias das famílias e dos praticantes ganharam outras nuances. Aquela incerteza, sobre fazer diferente me encorajava para contar histórias da origem da ONG, de praticantes e o meu relato pela ótica de pedagoga em um espaço de terapia equestre, potente e educador. Nas narrativas em vídeo apresento um diagnóstico médico, sem considerar contextos e sistemas que uma pessoa convive, e como a importância da observação e acompanhamento interdisciplinar provocaram a busca de um novo diagnóstico e o resgate da autoestima de Alisson e sua família, bem como dispararam neles uma nova dinâmica familiar e um adolescente que hoje tem seu próprio sustento e monta até em boi; O segundo enredo, versa sobre a condição física de Samuel, sua família e o encorajamento, potencial demonstrado atualmente nas sessões de Equoterapia, e a convicção que sua profissão será no hipismo. Por fim, em mim, quando abandono a postura distanciada para a escuta atenta dos anseios e interlocuções necessárias para as famílias e praticantes. Para a própria instituição quando ocorre a renovação de papéis e funções quando compreendem as reais funções de uma ONG e sua multidimensionalidade na sociedade | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (1 arquivo de vídeo) + 1 ficha técnica. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Vídeo online | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terapia assistida por animais | - |
Título: dc.title | A EquoSorriso e a complexidade nos espaços, na organização, nas relações e nas experiências : olhares e fazeres pedagógicos por uma perspectiva humanizada | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: