Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vianna, Carlos Roberto, 1958- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Massa, Marcelo Contin | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:44:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:44:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/94780 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/94780 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 28/02/2012 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: As noções do que se considera normal e anormal dentro da escola instituem uma série de categorias e de qualificativos relativos aos sujeitos da educação, estabelecendo fronteiras que são vigiadas continuamente. Mais do que nomear, estas categorias e qualificativos evidenciam um determinado modo de definir identidades, estabelecer classificações e estabelecer os limites de ação dos indivíduos. Como o sistema normativo escolar funciona como se fosse um processo natural, o ônus da diferença recai sobre o indivíduo, que passa a ser considerado aquele que porta uma síndrome, um desvio ou um comportamento anormal, enfim uma anomalia. Pretende-se, no presente trabalho, investigar o estabelecimento destas fronteiras, no sentido de que elas podem contribuir para nós nos tornamos e nos transformarmos naquilo que somos, a partir do mapeamento de práticas disciplinares e sua relação com a escolarização, caracterizando o que Foucault chama de poder de normalização, propostas por Michel Foucault na obra Os Anormais. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The notion of what is considered normal and abnormal within the school context establishes a series of categories and qualifiers related to the subjects of education, creating boundaries that are continuously monitored. More than just naming, these categories and qualifiers demonstrate a specific way of defining identities, establishing classifications, and designating the limits of individual actions. As the school’s normative system functions as though it were a natural process, the weight of difference falls upon the individual, who is considered to have a syndrome, a deviation, or abnormal behavior, in short, an anomaly. This paper aims to investigate the mechanisms that create the boundaries of normality and the mechanisms for identifying, categorizing, and controlling individuals considered deviant, in the sense that they can contribute to shaping and transforming us into what we are, through the mapping of disciplinary practices and their relationship with schooling, characterizing what Foucault calls the power of normalization, as proposed by Michel Foucault in Abnormal: Lectures at the Collège de France. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolarização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | Educação matemática e invenção de identidades : a loucura de ser um sujeito normal | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: