A relação palavra-imagem no telejornalismo : uma análise do Jornal Nacional

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Autor(es): dc.contributorDalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo-
Autor(es): dc.creatorSiqueira, Daniele-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:51:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:51:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2003-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/94771-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/94771-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Rosa Maria Cardoso Dalla Costa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Jornalismo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Até que ponto a linguagem telejomalística depende das imagens para construir o seu discurso? O jornalismo de TV pode prescindir do poder assertivo da palavra? Como palavra e imagem combinam-se na estrutura significante do telejornal? Para responder a estas questões, o presente trabalho toma emprestados alguns dos conceitos básicos da Semiótica, sem no entanto prender-se dogmaticamente a eles, e aborda aspectos que contemplam a evolução tecnológica vivida pelo telejomalismo e o modo de trabalho das equipes de reportagem. A partir daí, tem início a análise de seis edições do Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, que é complementada por algumas reflexões sobre as transformações que a linguagem telejomalística deverá passar com a TV digital e a chamada convergência das mídias. Ciente da complexidade dos processos de recepção e da condição de meio audiovisual da TV, o trabalho não tem a pretensão de identificar qual dos códigos - se o das imagens, se o das palavras - tem maior poder informativo junto aos telespectadores. Seu objetivo é apenas questionar o modo como a linguagem telejornalística se estrutura, já que muitas vezes esse modo parece chocar-se com o traço mais peculiar da televisão, que é a onipresença da imagem. A principal característica desta monografia, portanto, é a busca de algumas das causas que fazem esse modelo hegemônico de telejomalismo ser tão dependente das palavras e, na prática, tão distante da idéia de que "televisão é imagem": o condicionamento histórico da evolução da linguagem telejomalística, a realização de matérias que tradicionalmente não rendem imagens informativas, a rapidez característica do mediuni, a desvalorização dos profissionais da imagem e as características muito-particulares dos códigos icônico e lingüistico - tão diferentes e tão complementares. Ao identificar essas causas, o trabalho não teve a pretensão de diagnosticar todos os possíveis problemas de linguagem do telejomalismo ou de propor um novo modelo para a veiculação de notícias na TV. Ele foi fruto, apenas, de uma necessidade de reflexão, que espera suscitar algumas outras em seus leitores, sobre uma linguagem f ascinante mas que poucas vezes merece a atenção de estudantes, jornalistas e pesquisadores da Comunicação e que, apesar de todo o avanço tecnológico na área, pouco inova e ousa na formatação de sua estrutura significante-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTelejornalismo - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectJornal Nacional (Programa de televisão) - História-
Palavras-chave: dc.subjectTelevisão - Semiótica-
Título: dc.titleA relação palavra-imagem no telejornalismo : uma análise do Jornal Nacional-
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