
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Regiane Regina, 1973- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Garcia, Priscila Rinaldin | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Alyne Pereira da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:03:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:03:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/94713 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/94713 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. Dra. Regiane Regina Ribeiro | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Relações Públicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho tem como foco de análise e estudo a Comunicação Pública. Ao ser entendida como uma poderosa ferramenta relacionada ao acesso à cultura propõe-se um plano de comunicação e estudo de caso para o Portão Cultural. Através da aplicação de questionários, aos usuários locais e comunidade do entorno ao Portão Cultural, e pesquisa bibliográfica, foi possível obter algumas informações importantes relacionadas ao objetivo deste trabalho, a fim de discutir uma solução para melhorar o relacionamento do Portão Cultural com a comunidade do entorno, utilizando a Comunicação Pública como uma ferramenta potencializadora da cultura. Destaca-se a importância da conexão entre instituições e comunidade, permitindo assim o acesso da população aos espaços culturais e a visão prática da Comunicação Pública. O plano proposto foi sugerido após análise de diagnóstico e pesquisa quantitativa, identificando as interferências da comunicação do local, com estratégias de comunicação não efetivas e pouca participação da comunidade envolvente. Como resultado, este trabalho relata como a observação científica em uma instituição real fornece a importância de viver na prática a proposta de comunicação pública e do profissional de relações públicas | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : The present work focus on analysis and study of Public Communication as a powerful tool related to the access to culture, and proposes a communication plan and a case study to Portão Cultural. Through a bibliographic research and questionnaires application to local users and to community around Portão Cultural, some important information related to the purpose of this work was obtained. From that it was possible to highlight the importance of the connection between institutions and community, enabling the access of population to cultural spaces and practice vision about Public Communication. The proposed plan was suggested after diagnostic analysis and quantitative research, identifying the communication interferences on site, like non-effective communication strategies and little participation from the surrounding community. As a result, this work reports how the scientific observation in a real institution provides the importance of living out in practice the proposal of public communication and public relations professional in real life | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação de massa e cultura | - |
| Título: dc.title | A comunicação pública como potencializadora do acesso a cultura : um estudo de caso do espaço Portal Cultural | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: