O rádio como veículo publicitário : um estudo do segmento de público das classes A e B na faixa etária de 15 a 29 anos em curitiba

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQuadros Junior, Itanel Bastos de, 1936--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda-
Autor(es): dc.creatorCarvalho Júnior, Carlos Roberto de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:11:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:11:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2003-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/94687-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/94687-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Itanel Bastos de Quadros Júnior-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho é uma monografia de conclusão do Curso de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda - da Universidade Federal do Paraná que procura estudar o Rádio enquanto veículo publicitário no segmento das classes A e B -na faixa etária de 15 a 29 anos- na cidade de Curitiba. Começa por apresentar um histórico do Rádio no mundo, até os anos 60. Em seguida traz um breve histórico do Rádio no Brasil até os anos 30. Passa-se então a estudar o Rádio em sua era de ouro no país, pois a publicidade no Rádio - e a própria programação desse veículo - tem fortes raízes nesse período. Após essa introdução, é abordado o declínio do meio com a chegada da televisão no país e a conseqüente queda dos investimentos publicitários no veículo. O início do desenvolvimento do Rádio no Paraná é tratado logo a seguir. O próximo segmento trata de aspectos técnicos do Rádio, destacando as diferenças existentes entre as freqüências FM e AM. O estabelecimento das rádios FM no Brasil também é analisado. O capítulo seqüente delineia o segmento que o trabalho se propõe a analisar. Nele são apresentados dados sobre o mercado curitibano e são expostas algumas considerações sobre o público jovem em geral. Finalmente, são analisadas três rádios destinadas ao público-alvo delimitado no título da monografia e feitas as inferências cabíveis-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectRádio - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectRadioteatro-
Palavras-chave: dc.subjectRadiodifusão-
Palavras-chave: dc.subjectRadiojornalismo-
Título: dc.titleO rádio como veículo publicitário : um estudo do segmento de público das classes A e B na faixa etária de 15 a 29 anos em curitiba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.