O cartão postal como mídia publicitária

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Autor(es): dc.contributorLima, Osvaldo Luciano dos Santos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda-
Autor(es): dc.contributorFernandes, Cassiana Muniz-
Autor(es): dc.creatorLesnovski, Ana Flávia Merino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:06:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:06:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2005-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/94684-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/94684-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Osvaldo dos Santos Lima-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A pesquisa investiga o uso do cartão postal como mídia publicitária, objetivando identificar suas principais características enquanto meio de veiculação de mensagens publicitárias. O texto trata da publicidade e suas funções na comunicação e sinaliza a importância da escolha de mídias para uma campanha. Assim, sublinha a necessidade de estudar e conhecer o postal e todas as suas características enquanto meio de comunicação na publicidade. Possibilitando, assim, otimizá-las a fim de que ele seja capaz de oferecer benefícios às campanhas que nele se apresentam. Reposicionado como uma nova velha mídia, a trajetória do cartão postal é antiga: se inicia na metade final do século XIX. Desde cedo, sua vocação para a publicidade é percebida. Desta maneira, ele começa a ser empregado na veiculação de anúncios ainda quando produzido sob o monopólio dos governos. No início do século XX, passa por uma fase de alta popularidade: no período áureo do postal, intensifica-se a criatividade de suas peças, e seu uso publicitário cresce ao lado da beleza artística que se instaura no meio. Alia-se, então, à busca pela comunicação massiva da qual também faz parte a comunicação visual externa nas cidades. Mas com a chegada de novos e ainda mais massivos meios de comunicação a partir dos anos 30, como o rádio e a TV, e com o desenvolvimento técnico de jornais e revistas, o cartão postal perde seu posto e diminui sua produção. Reaparece então reformulado, não mais como um meio massivo, mas sim alternativo. Neste estudo serão apontadas as transformações pelas quais o postal passou e como esta mídia sobreviveu ao longo dos anos, tornando-se uma mídia acessível e moderna que explora a sinestesia e a estética, criando mensagens sedutoras e duráveis capazes de reforçar marcas e conceitos publicitários. A fim de apontar as utilizações dos postais na publicidade atual e suas características comunicativas, foi realizada ampla coletânea iconográfica envolvendo diversas fases de sua evolução. Em especial, foram observadas as peças atuais e seus aspectos relacionados às características do postal publicitário. Desta forma, procurou-se resgatar a história e as qualidades deste meio enquanto mídia publicitária, buscando, com isso, promover o conhecimento sobre o cartão postal e suas possibilidades dentro da publicidade-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectPublicidade - Multimídia interativa-
Título: dc.titleO cartão postal como mídia publicitária-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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