Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Montenegro, Lívia Cozer, 1980- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Graduação em Enfermagem | - |
Autor(es): dc.creator | Quichabeira, Nicole Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:12:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:12:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/94650 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/94650 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profª. Drª. Lívia Cozer Montenegro | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Graduação em Enfermagem | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) caracterizam-se como serviços especializados no atendimento de transtornos mentais e problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e substâncias psicoativas. Esses centros oferecem modelos de cuidado mais humanizados e participativos, exigindo dos usuários um vínculo maior e atenção integral. Assim, torna-se fundamental compreender as manifestações realizadas pelos usuários desses serviços, especialmente na Central 156, canal de comunicação disponibilizado pelo município. Este estudo descritivo e exploratório, com abordagem quantitativa, buscou analisar as características das manifestações realizadas pelos usuários dos 13 Centros de Atenção Psicossocial de Curitiba, registradas na Central 156 entre fevereiro e julho de 2024. A análise dos dados foi realizada utilizando o Software SPSS, versão 7.0, permitindo uma compreensão detalhada das demandas dos usuários. Os resultados totalizaram 301manifestações e revelaram que 63,12% destas correspondem a reclamações, sendo 48,17% delas relacionadas ao atendimento profissional, com maior frequência (21,59%) na regional Boa Vista. Observou-se ainda que 95,35% das manifestações foram realizadas por meio de ligações telefônicas, demonstrando a importância desse canal de comunicação. Este estudo evidencia o papel essencial da percepção dos usuários para o aprimoramento dos serviços oferecidos nos CAPS. Além disso, reforça a necessidade de fortalecer o controle social, visando garantir um serviço público de saúde mental de qualidade e que atenda efetivamente às necessidades da população. Este projeto foi submetido à apreciação da Plenária Departamental e Comitê Setorial de Pesquisa do Setor de Ciências da Saúde. O estudo envolve dados de domínio público e acesso irrestrito, disponíveis em uma plataforma online. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviços de atendimento por telefone | - |
Palavras-chave: dc.subject | Satisfação do paciente | - |
Título: dc.title | Percepções dos usuários sobre os Centros de Atenção Psicossocial em Curitiba : um estudo com base nas demandas da Central 156 | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: