Percepções dos usuários sobre os Centros de Atenção Psicossocial em Curitiba : um estudo com base nas demandas da Central 156

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Autor(es): dc.contributorMontenegro, Lívia Cozer, 1980--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Graduação em Enfermagem-
Autor(es): dc.creatorQuichabeira, Nicole Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:12:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:12:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/94650-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/94650-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profª. Drª. Lívia Cozer Montenegro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Graduação em Enfermagem-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) caracterizam-se como serviços especializados no atendimento de transtornos mentais e problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e substâncias psicoativas. Esses centros oferecem modelos de cuidado mais humanizados e participativos, exigindo dos usuários um vínculo maior e atenção integral. Assim, torna-se fundamental compreender as manifestações realizadas pelos usuários desses serviços, especialmente na Central 156, canal de comunicação disponibilizado pelo município. Este estudo descritivo e exploratório, com abordagem quantitativa, buscou analisar as características das manifestações realizadas pelos usuários dos 13 Centros de Atenção Psicossocial de Curitiba, registradas na Central 156 entre fevereiro e julho de 2024. A análise dos dados foi realizada utilizando o Software SPSS, versão 7.0, permitindo uma compreensão detalhada das demandas dos usuários. Os resultados totalizaram 301manifestações e revelaram que 63,12% destas correspondem a reclamações, sendo 48,17% delas relacionadas ao atendimento profissional, com maior frequência (21,59%) na regional Boa Vista. Observou-se ainda que 95,35% das manifestações foram realizadas por meio de ligações telefônicas, demonstrando a importância desse canal de comunicação. Este estudo evidencia o papel essencial da percepção dos usuários para o aprimoramento dos serviços oferecidos nos CAPS. Além disso, reforça a necessidade de fortalecer o controle social, visando garantir um serviço público de saúde mental de qualidade e que atenda efetivamente às necessidades da população. Este projeto foi submetido à apreciação da Plenária Departamental e Comitê Setorial de Pesquisa do Setor de Ciências da Saúde. O estudo envolve dados de domínio público e acesso irrestrito, disponíveis em uma plataforma online.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde mental-
Palavras-chave: dc.subjectServiços de atendimento por telefone-
Palavras-chave: dc.subjectSatisfação do paciente-
Título: dc.titlePercepções dos usuários sobre os Centros de Atenção Psicossocial em Curitiba : um estudo com base nas demandas da Central 156-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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