Dinâmicas Urbanas e Vulnerabilidade: guia didático de mapeamento colaborativo de vulnerabilidade socioambiental em sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSouza, Deborah Pires de-
Autor(es): dc.creatorGavegno, Maria Eduarda Molinari-
Autor(es): dc.creatorBento, Raul Victor da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:20:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:20:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/94600-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/94600-
Descrição: dc.descriptionEste material foi elaborado para apoiar educadoras e educadores de Geografia no Ensino Médio que desejam abordar as problemáticas socioambientais e as vulnerabilidades das populações urbanas diante dos riscos de enchentes e inundações. Utilizamos as geotecnologias como ferramentas didáticas, com destaque para o Google Earth Web, recurso central deste guia.-
Descrição: dc.descriptionAs vulnerabilidades socioambientais nas cidades evidenciam as desigualdades que marcam o espaço urbano, especialmente nos contextos de risco, como enchentes e inundações. A Geografia, enquanto disciplina, apresenta-se como uma ferramenta poderosa para compreender tanto as dinâmicas naturais quanto as sociais, possibilitando que educadoras e educadores promovam reflexões críticas sobre a lógica dos processos que levam à vulnerabilização desigual das populações dentro da cidade, diante da produção do espaço geográfico. Este material foi elaborado para apoiar educadoras e educadores de Geografia no Ensino Médio que desejam abordar as problemáticas socioambientais e as vulnerabilidades das populações urbanas diante dos riscos de enchentes e inundações. Utilizamos as geotecnologias como ferramentas didáticas, com destaque para o Google Earth Web, recurso central deste guia. O guia está estruturado em três partes principais. A primeira apresenta um glossário com os conceitos fundamentais para a aplicação do conteúdo. Na segunda parte, introduzimos a metodologia do mapeamento colaborativo, acompanhada de um tutorial prático para o uso do Google Earth Web em sala de aula. Por fim, a última seção traz uma proposta de atividade voltada aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio, com foco nos impactos socioambientais no espaço urbano.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherTrabalho Final da Disciplina de Geotecnologias no ensino de Geografia-
Relação: dc.relation1;-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso didático-pedagógico-
Palavras-chave: dc.subjectRisco e vulnerabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectSocioambiental-
Título: dc.titleDinâmicas Urbanas e Vulnerabilidade: guia didático de mapeamento colaborativo de vulnerabilidade socioambiental em sala de aula-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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