
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fernandes, José Carlos, 1964 maio- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | - |
| Autor(es): dc.creator | Lazzarim, Louize Karoline | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:05:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:05:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/94579 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/94579 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. José Carlos Fernandes | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Jornalismo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O dia 29 de abril de 2015, popularmente referido como "Massacre do Centro Cívico" pelos professores da rede estadual de ensino do Paraná, é o resultado de uma luta travada por dois meses com o governo paranaense. Neste trabalho, busca-se registrar vozes dos cidadãos que presenciaram, ou foram afetados, pela greve dos educadores do Paraná em 29 de abril de 2015 em livro-reportagem, no qual a memória e o jornalístico estejam em diálogo. Além de colaborar na criação da memória jornalística na área da educação e de suas lutas; recuperar como a imprensa cobriu a greve dos educadores do Paraná em 29 de abril de 2015 e analisar as qualidades e despropósitos dessa cobertura; e estabelecer possíveis conexões entre o ocorrido de 2015 com o atual estágio da militarização e precarização da educação pública paranaense em 2024. O ano letivo de 2015 iniciou com defasagens graves à educação, como falta de estrutura física nas edificações, carência de professores temporários e outros profissionais e de dinheiro para o pagamento de despesas básicas. Em fevereiro, somado a essas pautas levantadas pelos educadores, o governador do Paraná de 2015, Carlos Alberto Richa (PSDB), levou à votação uma série de outras medidas, chamadas de "pacotaço", que colocariam em risco a Previdência Social não só dos professores, como de todos os servidores públicos do Paraná, mas foram impedidos de votar. Com uma nova data marcada, no dia 29 de abril de 2015, os professores, educadores, alunos, pais de alunos e servidores públicos de outras espécies foram à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) com o objetivo de acompanhar a votação e manifestar descontentamento com o que era proposto, mas os planos do governo eram outros: receberam os manifestantes com bombas de efeito moral, balas de borracha e spray de pimenta, o que resultou em 237 feridos. A alteração do fundo previdenciário foi aprovada com 31 votos favoráveis, e 20 contrários, marcando à sangue a história da educação no Paraná. Neste trabalho, foi analisado como a memória é definida e se estabelece entre as gerações, pois é um fator essencial para que o dia 29 de abril de 2015 permaneça em debate. Assim como a memória, as fotografias são importantes artifícios para que o "Massacre do Centro Cívico" ainda esteja em pauta, mesmo após quase uma década do ocorrido. Também foram tratados temas como a forma em que a educação se consolidou no estado e as particularidades de como a imprensa divulgou o "Massacre", por meio do método exploratório. Por fim, o presente trabalho traz os conceitos do sub gênero livro-reportagem, que será desenvolvido posteriormente | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - História - Paraná | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação de textos jornalísticos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Manifestações públicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fotojornalismo | - |
| Título: dc.title | Sem intervalo para sorrir : memórias de 29 de abril de 2015, o dia em que professores entraram em batalha para defender o ensino público : um livro reportagem | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: