Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nogueira, Christiano, 1972- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais | - |
Autor(es): dc.creator | Yasuda, Marcia Fujiko | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:50:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:50:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/94570 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/94570 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Christiano Nogueira | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 17/10/2024 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa teve como propósito explorar as percepções de Educação Ambiental entre os docentes, as interações entre o ser humano e o meio ambiente; compreender como ocorre a abordagem da Educação Ambiental na prática pedagógica da Escola Municipal em Tempo Integral Nascimento Júnior localizada no município de Paranaguá – Paraná. Além de desenvolver o guia com dicas ecológicas como produto da dissertação. Para alcançar tais metas, foi realizada uma entrevista com enfoque qualitativo, com os dados analisados segundo a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2020). As categorias identificadas possibilitaram a investigação de quatro unidades temáticas: as Compreensões do Ser Humano Desvinculado da Natureza, a Consciência Ecológica, a Interdisciplinaridade, a Educação Ambiental e a Aula de Campo. Constatou-se que os docentes possuem uma visão fragmentada sobre a relação entre natureza e ser humano, evidenciando que a conscientização ecológica se manifesta no cotidiano escolar por meio da interdisciplinaridade. Esta última é percebida como um recurso valioso para abordar as questões ambientais de maneira mais abrangente e significativa. A Educação Ambiental, por sua vez, torna-se essencial para o processo de aprendizagem, com a aula de campo desempenhando um papel crucial na compreensão da realidade concreta, sendo vivenciada tanto pelos educandos quanto pelos educadores. Contudo, observou-se que a ambicionada Educação Ambiental Crítica ainda está distante, apresentando um discurso simplista e ingênuo sobre as inter-relações entre natureza e sociedade | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The purpose of this research was to explore the perceptions of Environmental Education among teachers, the interactions between human beings and the environment; to understand how Environmental Education is approached in the pedagogical practice of the Nascimento Júnior Full-Time Municipal School located in the municipality of Paranaguá - Paraná. In addition to developing the guide with ecological tips as a product of the dissertation. In order to achieve these goals, a qualitative interview was carried out, with the data analyzed according to the Content Analysis proposed by Bardin(2020). The categories identified made it possible to investigate four thematic units: the Understanding of the Human Being Disconnected from Nature, Ecological Awareness, Interdisciplinarity, Environmental Education and the Field Class. It was found that teachers have a fragmented view of the relationship between nature and human beings, showing that ecological awareness is manifested in everyday school life through interdisciplinarity. The latter is perceived as a valuable resource for addressing environmental issues in a more comprehensive and meaningful way. Environmental education, in turn, becomes essential to the learning process, with the field lesson playing a crucial role in understanding concrete reality, being experienced by both students and teachers. However, it was observed that the desired Critical Environmental Education is still a long way off, presenting a simplistic and naive discourse on the interrelationships between nature and society | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Ambientais | - |
Título: dc.title | Um estudo da educação ambiental na Escola Municipal em tempo integral Nascimento Junior | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: