GUIA E PLANO DE AULA - GOOGLE MYMAPS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDalmolin, Adriano Duarte-
Autor(es): dc.creatorMocelin, Laura-
Autor(es): dc.creatorSilva, Marina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:05:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:05:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/94534-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/94534-
Descrição: dc.descriptionEste é um guia e um plano de aula para explorar as ferramentas do Google MyMaps em sala de aula, juntamente com uma proposta de aula de campo.-
Descrição: dc.descriptionO material "Google MyMaps como recurso para aula de Geografia + aula de campo" foi desenvolvido na disciplina "Geotecnologias no Ensino da Geografia", do curso de Geografia, da Universidade Federal do Paraná. Tem como finalidade ser um dos requisitos para a conclusão da disciplina. O resultado final será publicado como um Recurso Educacional Aberto (REA), que faz parte do Programa Paranaense de Práticas e Recursos Educacionais Abertos (REA Paraná), uma ação conjunta entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) "para incentivar a produção, disponibilização, acesso e reuso de recursos e práticas educacionais abertas desenvolvidos pela comunidade acadêmica" (SiBi, 2024). Este material tem como objetivo trabalhar conceitos, vivências, autonomia individual e promover a aproximação dos alunos ao uso das geotecnologias como uma linguagem. A proposta é incentivar a compreensão das possibilidades dessas ferramentas, estimular a análise visual e proporcionar uma reflexão mais crítica por parte dos discentes. Para atingir esse objetivo, o trabalho inclui uma sequência didática composta por aula teórica, aula de campo e um tutorial sobre como utilizar o Google My Maps. Adicionalmente, o material envolve a interpretação de imagens, uma importante ferramenta de percepção. Esse processo desenvolve diferentes visões (vertical e horizontal), essenciais para a identificação de elementos representativos do espaço geográfico, seja em formatos impressos ou digitais. Sob a orientação do(a) docente, espera-se que os alunos percebam e descrevam as transformações no espaço, além de poderem explorar elementos como infraestruturas dispostas no bairro de contexto, aspectos culturais (por exemplo, centros religiosos), mudanças no uso do solo, elementos ambientais, entre outros.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherTrabalho Final da Disciplina de Geotecnologias no ensino de Geografia-
Relação: dc.relation1;-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia-
Palavras-chave: dc.subjectGeotecnologias-
Palavras-chave: dc.subjectAula de Campo-
Título: dc.titleGUIA E PLANO DE AULA - GOOGLE MYMAPS-
Título: dc.titleCOMO RECURSO PARA AULA DE GEOGRAFIA +AULA DE CAMPO-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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