
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Horochovski, Marisete Teresinha Hoffmann, 1971- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional | - |
| Autor(es): dc.creator | Prestes, Lilian dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:42:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:42:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/94502 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/94502 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Marisete Teresinha Hoffmann-Horochovski | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 23/09/2024 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a implementação do componente Projeto de Vida na rede estadual de ensino do estado do Paraná, que passa a fazer parte da matriz curricular do Novo Ensino Médio, a partir de um estudo de caso em um colégio do município de Bocaiúva do Sul, Região Metropolitana de Curitiba. Para isso, busca tanto compreender como estudantes do Ensino Médio percebem o Projeto de Vida, analisando a importância e necessidade que atribuem a ele, quanto refletir se a Sociologia poderia abarcar esses conteúdos de forma científica e crítica. Os procedimentos metodológicos adotados foram análise da documentação sobre o Novo Ensino Médio, em particular o Projeto de Vida, e entrevistas qualitativas, por meio de formulários digitais, com estudantes, matriculados no primeiro ano em 2022 e no segundo ano em 2023. Dentre os principais resultados, conclui-se que os estudantes demostram interesse e apreço pelo Projeto de Vida, embora demonstrem que o interesse se dá mais pela maneira como as aulas são ministradas do que propriamente pelo conteúdo trabalhado. Além disso, apontam o componente como importante, mas não sabem exatamente precisar o motivo. Por fim, conclui-se que diversos conteúdos abordados em Projeto de Vida podem ser inseridos e já eram abordados por Sociologia e que uma das grandes problemáticas do Projeto de Vida é a falta de critérios para seleção do professor adequado, uma vez que não há formação específica para este componente curricular | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This study aims to analyze the implementation of the Life Project component in the state education network of the state of Paraná, which is now part of the New High School curriculum, based on a case study in a school in the city of Bocaiúva do Sul, in the Metropolitan Region of Curitiba. To this end, it seeks to understand how high school students perceive the Life Project, analyzing the importance and need they attribute to it, and to reflect on whether Sociology could cover these contents in a scientific and critical way. The methodological procedures adopted were the analysis of documentation on the New High School, in particular the Life Project, and qualitative interviews, through digital forms, with students enrolled in the first year in 2022 and in the second year in 2023. Among the main results, it is concluded that students show interest and appreciation for the Life Project, although they demonstrate that the interest is more due to the way in which classes are taught than to the content covered | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia (Ensino médio) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reforma do ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículos - Mudança | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
| Título: dc.title | Projeto de vida : entre escolhas e imposições | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: