Otimização do processo de fabricação de pneus : redução da variação na força radial

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Autor(es): dc.contributorWildauer, Egon Walter, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0-
Autor(es): dc.contributorNunes Júnior, Edson Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorSilva, Eli Ederson de Deus da-
Autor(es): dc.contributorBatista, Elvis Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Jessica Pereira-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Júlio César-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:21:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:21:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/94437-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/94437-
Descrição: dc.descriptionAutores: Edson Gonçalves Nunes Júnior, Eli Ederson de Deus da Silva, Elvis Rodrigues Batista, Jessica Pereira Gonçalves, Júlio César Gonçalves-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Egon Walter Wildauer-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0 - Certificação Black Belt-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A força radial é a força perpendicular ao eixo de rotação do pneu e é essencial para avaliar a uniformidade e o balanceamento, influenciando diretamente o conforto e a segurança do veículo. Durante a fabricação de pneus, observa-se uma variação significativa na força radial, resultando em produtos que não atendem às especificações de qualidade e requisitos do cliente. Essa variação representa um desafio, pois compromete a qualidade, aumenta os custos de retrabalho e gera problemas relacionados à logística reversa e ao descarte adequado dos pneus não conformes, e o descarte inadequado pode causar impactos ambientais negativos e custos elevados. Para abordar estas questões, o presente estudo analisa relatórios históricos de rejeição de pneus nos últimos anos de empresa parceira, e utiliza a metodologia DMAIC, além de ferramentas como: Estatística Descritiva, Regressão Linear de Múltiplas Variáveis, tendo como principal objetivo identificar os principais fatores que afetam a variabilidade da força radial, permitindo o desenvolvimento de estratégias para otimizar o processo de fabricação. Com o estudo realizado, foi possível identificar que uma das principais causas de efeito, era a despadronização da velocidade de extrusão, e como uma das medidas de melhoria a padronização da velocidade dos equipamentos a 27 Hz estabilizou parâmetros críticos, com intervenções precisas nas variáveis críticas da região do talão, resultando em uma redução de 25,64% nas rejeições por uniformidade, correspondente à 594 pneus. A aplicação da Regressão Linear de Múltiplos Fatores, com R² de 89,14%, garantiu a robustez dos resultados. Observou-se a eficácia da metodologia utilizada, ao obter-se uma redução significativa de refugos de pneus e consequentes impactos ambientais, alcançando 93,95% da meta financeira proposta, com apenas 10/12 meses da melhoria implantada, alinhando o processo às expectativas do mercado e requisitos do cliente-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPneus-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de regressão (Matemática)-
Palavras-chave: dc.subjectProcessos de fabricação-
Palavras-chave: dc.subjectEficiencia industrial-
Título: dc.titleOtimização do processo de fabricação de pneus : redução da variação na força radial-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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