Projeto Black Belt em uma unidade de pronto atendimento (UPA) de Curitiba

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Autor(es): dc.contributorSilva, Anderson Donato da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0-
Autor(es): dc.contributorLupepsa, Victor Albuquerque Beleza-
Autor(es): dc.contributorHecke, Vitor Lazzarotto-
Autor(es): dc.creatorAlexandre, Patrick Fonseca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:23:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:23:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/94435-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/94435-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Anderson Donato-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0 - Certificado Black Belt-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) enfrenta uma pressão constante para atender às necessidades da população, ao mesmo tempo em que lida com limitações de recursos financeiros e humanos. Entre os desafios mais críticos está o tempo de permanência dos pacientes na sala de decisão médica, um fator que impacta diretamente na qualidade e eficiência do atendimento. Considerando as dificuldades operacionais e a necessidade de melhorar esses processos, a pesquisa propõe a aplicação da metodologia Lean Six Sigma como uma abordagem para otimizar o tempo de permanência e melhorar a gestão na sala de decisão médica. O Lean Six Sigma é uma metodologia que visa identificar oportunidades de melhoria nos processos, eliminando desperdícios e alinhando as práticas com as necessidades da população. Neste estudo, a ferramenta DMAIC foi aplicada com o objetivo de reduzir o tempo de permanência na sala de decisão médica em 10%, aprimorando a eficiência operacional sem a necessidade de grandes investimentos adicionais em recursos humanos ou financeiros. Os resultados demonstraram impactos positivos significativos, evidenciando que o Lean Six Sigma pode e deve ser aplicado em outras áreas do SUS. Este trabalho também contribui para a teoria e prática, fornecendo um detalhamento do processo de implementação e servindo como benchmarking para futuras iniciativas de melhoria contínua na saúde pública-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEficiencia organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento ao cliente-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde pública-
Palavras-chave: dc.subjectAcolhimento nos serviços de saúde-
Palavras-chave: dc.subjectSistema Único de Saúde (Brasil)-
Título: dc.titleProjeto Black Belt em uma unidade de pronto atendimento (UPA) de Curitiba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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