Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Borba, Carolina dos Anjos de, 1979- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Carla Fernanda Galvão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:42:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:42:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/94390 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/94390 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Carolina dos Anjos Borba | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/03/2024 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Educação | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A pesquisa "Infâncias Quilombolas Construindo E Reterritorializando O Território Político E Educativo - Quilombo João Surá" foi desenvolvida com as crianças quilombolas do Quilombo de João Surá, a partir do histórico de luta pelos direitos da terra de seus antepassados e melhores condições de vida para os moradores. Com cunho qualitativo, neste cenário buscamos analisar como as crianças quilombolas de João Surá constroem suas territorialidades e seus próprios processos educativos no território, tendo o compromisso de debater as questões em diálogo com a comunidade, a partir das teorias da infância e dos estudos Decoloniais e Contracoloniais, visando à vivência das crianças no território e os valores civilizatórios afrodescendentes. Os procedimentos metodológicos adotados foram qualitativos, buscando analisar questões históricas e políticas da região sobre a infância, a participação comunitária por meio da consulta livre e prévia e informada dos anciões e lideranças, e de práticas das crianças que constituem a reterritorialização da infância quilombola | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The search "Quilombo Children Building And Reterritorializing The Political And Educational Territory - Quilombo João Surá" research was developed with quilombola children from the João Surá Quilombo, with a history of fighting for the land rights of their ancestors and better living conditions for the residents. With a qualitative nature, in this scenario we seek to analyze how the quilombola children of João Surá construct their territorialities and their own educational processes in the territory, having the commitment to debate the issues in dialogue with the community, based on theories of childhood and Decolonial studies and Countercolonial, they involve the experience of children in the territory and Afro-descendant civilizational values. The methodological procedures adopted were qualitative, seeking to analyze historical and political issues in the region regarding childhood, community participation through free, prior and informed consultation with elders and leaders, and children's practices that specifically re-territorialize quilombola childhood | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quilombolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quilombos - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discriminação racial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Infâncias quilombolas construindo e reterritorializando o território político e educativo : Quilombo João Surá | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: