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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Santos, Dayana Brunetto Carlin dos, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Misa Botelho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:45:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:45:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/94386 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/94386 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Dayana Brunetto | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/06/2024 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Educação | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa procurou dialogar com as experiências de uma pansexual, que esteve encarcerada, e com lésbicas e sapatão que compõem o único grupo de pesquisa do Brasil com enfoque nas lesbianidades e que esteve no campo do presídio algumas vezes, investigando e analisando as experiências de lésbicas e sapatão em situação de encarceramento. Através das narrativas possíveis, são feitas reflexões e aproximações com as questões de educação, tanto formal quanto não formal. As questões das lesbianidades presentes nas narrativas são analisadas a partir de autoras lesbofeministas, como Monique Wittig (2022) e Adrienne Rich (2003). O texto apresenta a metodologia cartográfica e busca priorizar as teorizações pós-estruturalistas. As situações de violência e abjeção também compõem as análises, visto que atingem tais corpos por meio de uma dupla opressão, que ocorre na sociedade extramuros e no ambiente da prisão. Através das análises, foi possível perceber algumas dinâmicas presentes no interior do presídio, por meio das falas de uma das interlocutoras, que contou algumas situações presentes no cotidiano daquele contexto. As análises demonstraram que o cárcere produz subjetividades específicas através de instrumentos de coação e manutenção do binômio docilidade-utilidade, mas, também, em alguns momentos, permite estratégias de resistência que são forjadas durante o cotidiano | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research initially sought to dialogue with the educational experiences of incarcerated lesbians. However, the methodological trajectory needed to be reorganized due to the impossibility of entering the field, as planned. From this turn, he spoke with the experiences of a pansexual, who was incarcerated and with lesbians and dykes who make up the only research group in Brazil focusing on lesbians and who was in the prison camp a few times, investigating and analyzing the experiences of lesbians and dykes in prison. Through possible narratives, reflections and approaches to education issues, both formal and non-formal, are made. The issues of lesbianism present in the narratives are analyzed based on lesbofeminist authors such as Monique Witigg (2022) and Adrienne Rich (2003). The text presents the cartographic methodology and seeks to prioritize post-structuralist theories. Situations of violence and abjection also make up the analyses, as they affect such bodies through a double oppression, which occurs in society outside the walls and in the prison environment. Through the analyses, it was possible to perceive some dynamics present within the prison, through the speeches of one of the interlocutors, who recounted some situations present in everyday life in that context. The analyzes demonstrated that prison produces specific subjectivities through instruments of coercion and maintenance of the docility-utility binomial, but also, at times, allows resistance strategies that are forged during everyday life | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lésbicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lesbianismo - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prisioneiras - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência nas prisões | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Lesbianidades, encarceramento e educação : aproximações possíveis | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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