Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | John, Valquíria Michela | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | - |
Autor(es): dc.creator | Cavalli, Heloise Carolina Pinto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:49:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:49:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/94354 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/94354 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Valquíria Michela John | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho analisa a presença de marcas de alta costura na série Gossip Girl (2007-2012), investigando como a moda de luxo é incorporada na narrativa para construir identidades e refletir momentos marcantes na trajetória das protagonistas da série. É destacado o papel da cultura pop e das séries na criação de novas percepções sobre o impacto da moda, estilo e status, especialmente na era do streaming. A análise explora como Gossip Girl integra marcas de luxo como elementos narrativos essenciais, refletindo a evolução das protagonistas ao decorrer de seu crescimento. Para fundamentar a análise, o estudo aborda a história da moda e a influência de teóricos como Roland Barthes e Fernand Braudel, que veem a moda como um sistema de signos carregado de significados culturais e sociais. A metodologia qualitativa permite uma leitura das representações simbólicas de marcas na série, mostrando como estas contribuem para a construção da personalidade e maturidade das personagens | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This work analyzes the representation of haute couture brands in the series Gossip Girl (2007-2012), investigating how luxury fashion is incorporated into the narrative to build identities and reflect notable moments in the series. The role of pop culture and series in creating new perceptions about the impact of fashion, style and status is highlighted, especially in the streaming era. The analysis explores how Gossip Girl integrates luxury brands as essential narrative elements, reflecting the evolution of the protagonists as they grow. To support the analysis, the study addresses the history of fashion and the influence of theorists such as Roland Barthes and Fernand Braudel, who see fashion as a system of signs loaded with cultural and social meanings. The qualitative methodology allows a reading of the symbolic representations of brands in the series, showing how they contribute to the construction of the characters' personality and maturity | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Moda | - |
Palavras-chave: dc.subject | Luxo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Televisão - Seriados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa publicitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de conteúdo (Comunicação) | - |
Título: dc.title | A moda como recurso narrativo na construção de personagens : uma análise de Gossip girl | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: