Esporte universitário e desempenho acadêmico : uma análise dos estudantes de graduação da Universidade Federal do Paraná

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOrdonhes, Mayara Torres, 1994--
Autor(es): dc.contributorCavichiolli, Fernando Renato-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorPietniczka, Marcos Vinicius Silvino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:09:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:09:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/94287-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/94287-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Mayara Torres Ordonhes-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Fernando Renato Cavichiolli-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Educação Física.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente estudo buscou investigar se a prática de atividades esportivas universitárias influenciou o desempenho acadêmico dos estudantes da Universidade Federal do Paraná. O estudo partiu do princípio que o esporte universitário não se limita à competição, mas abrange diversas práticas e vivências que podem influenciar positivamente ou negativamente certas qualidades ligadas a formação acadêmica e o desenvolvimento pessoal dos alunos. A pesquisa adotou uma abordagem mista, ou seja, utilizou dados qualitativos e quantitativos coletados por meio de um questionário aplicado aos estudantes praticantes e não praticantes de esportes. Os resultados indicam que, além da variável sócio-econômica, familiar, pessoal e comportamental, a participação em atividades esportivas universitárias também podem influenciar o desempenho acadêmico, refletindo tanto em aspectos sociais quanto em questões de saúde mental e física. Com os resultados obtidos, sugere-se que, embora o esporte possa ser uma ferramenta educacional benéfica, também existem desafios associados à sua prática, sobretudo relacionados aos comportamentos inadequados que podem surgir durante eventos esportivos, o que inclusive, acaba afetando a imagem dos jogos universitários para a sociedade. Assim, o trabalho destaca a importância de promover um ambiente saudável para as atividades esportivas universitárias, assim como buscar maximizar os benefícios para os estudantes, tais como a melhora do desempenho acadêmico, assim como a existência de um espaço de alívio e descontração para os estudantes, levando em questão toda a pressão e o estresse que advém do ambiente universitário-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal do Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectEsportes-
Título: dc.titleEsporte universitário e desempenho acadêmico : uma análise dos estudantes de graduação da Universidade Federal do Paraná-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.