Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, José Felipe Araujo de, 1979- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Fellipe Ribas Rebello | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:36:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:36:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/94268 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/94268 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. José Felipe Araujo de Almeida | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho analisa e compara as abordagens de Alfred Marshall, John Maynard Keynes e Wesley Clair Mitchell sobre os ciclos econômicos, destacando suas contribuições para o pensamento econômico. Marshall, representando a escola neoclássica, enfatiza o equilíbrio de longo prazo e o papel do crédito e da moeda na formação dos ciclos. Keynes, em sua Teoria Geral, critica a visão clássica, introduzindo o conceito de demanda efetiva como determinante do nível de emprego e defendendo a intervenção governamental para estabilizar a economia. Mitchell, por sua vez, utiliza uma abordagem empírica e institucionalista, focada na análise de padrões históricos e indicadores econômicos para entender as flutuações cíclicas. O trabalho explora também as comparações entre essas abordagens, evidenciando como diferentes contextos históricos e metodologias influenciaram suas perspectivas. Ao final, o estudo destaca a relevância dessas teorias para a compreensão das dinâmicas econômicas contemporâneas e para o desenvolvimento de políticas eficazes em tempos de instabilidade | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This study analyzes and compares the approaches of Alfred Marshall, John Maynard Keynes, and Wesley Clair Mitchell regarding economic cycles, highlighting their contributions to economic thought. Marshall, representing the neoclassical school, emphasizes long-term equilibrium and the role of credit and money in shaping cycles. Keynes, in his General Theory, criticizes the classical perspective, introducing the concept of effective demand as a determinant of employment levels and advocating for government intervention to stabilize the economy. Mitchell, on the other hand, employs an empirical and institutionalist approach, focusing on historical patterns and economic indicators to understand cyclical fluctuations. The study also explores comparisons among these approaches, showing how different historical contexts and methodologies influenced their perspectives. Finally, it underscores the relevance of these theories for understanding contemporary economic dynamics and developing effective policies in times of instability | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciclos econômicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | História econômica | - |
Título: dc.title | Ciclos econômicos no pensamento econômico : abordagens de Marshall, Keynes e Mitchell | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: