Felicidade, economia e religiosidade : uma análise do bem- estar subjetivo

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Autor(es): dc.contributorFernandes, Adriana Sbicca, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Ester Bertinotti de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:42:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:42:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/94267-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/94267-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Adriana Sbicca Fernandes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho analisa a relação entre felicidade e comportamentos econômicos, com ênfase no papel da religião na promoção do bem-estar. A partir de uma revisão teórica, investiga-se como o bem-estar subjetivo impacta a tomada de decisão e como a religiosidade pode atuar como mediadora nessa relação, influenciando direta e indiretamente a felicidade dos indivíduos. São explorados conceitos como bem-estar subjetivo, capital social e norma social, analisando suas interações com as práticas religiosas. Os resultados indicam que a religião contribui para o aumento do bem-estar individual e coletivo, enquanto a felicidade está associada a comportamentos econômica e socialmente desejáveis, como o altruísmo. Conclui-se que a integração da espiritualidade na sociedade pode fomentar comportamentos positivos e sustentáveis-
Descrição: dc.descriptionAbstract : This study analyzes the relationship between happiness and economic behaviors, with an emphasis on the role of religion in promoting well-being. Through a theoretical review, it investigates how subjective well-being impacts decision-making and how religiosity can mediate this relationship, directly and indirectly influencing individuals’ happiness. Concepts such as subjective well-being, social capital, and social norms are explored, examining their interactions with religious practices. The findings indicate that religion contributes to increasing individual and collective well-being, while happiness is associated with economically and socially desirable behaviors, such as altruism. It is concluded that integrating spirituality into society can foster positive and sustainable behaviors-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEconomia - Aspectos psicológicos-
Palavras-chave: dc.subjectReligião-
Palavras-chave: dc.subjectBem-estar-
Título: dc.titleFelicidade, economia e religiosidade : uma análise do bem- estar subjetivo-
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