Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Parellada, Cláudia Inês | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Gustavo Luiz Santos da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:56:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:56:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/94144 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/94144 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Dra. Claudia Inês Parellada | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia. Defesa : Curitiba, 25/09/2024 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Arqueologia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Relações entre materialidades arqueológicas e demandas de populações indígenas são o tema central deste trabalho. Procurou-se relacionar intenções teóricas de pesquisa, as constatações históricas pessoais que se tornaram problematizações e "fermento" e trabalhos que se consideram compatíveis tematicamente com o intuito de traçar um panorama antropológico e utilizar como base para esta dissertação cujo tema central compete a ciência arqueológica de cunho colaborativo. Pesquisa desenvolvida através da abordagem colaborativa da arqueologia, tendo como característica o contato frequente com as comunidades envolvidas, desde a elaboração do projeto de pesquisa. Teve a particularidade de se valer de convivências pelo ativismo, por laços de amizade e profissionais anteriores com os Guarani Mbya das aldeias Araçaí em Piraquara-PR e Kuaray Haxa em Guaraqueçaba-PR e com os Guarani Mbya, Kaingang e Xetá da aldeia Tupã N he’é Kretã em Morretes-PR. Ressalta-se o relacionamento de auxílio mútuo, social e político estabelecido entre camponeses do assentamento José Lutzemberger, em Antonina-PR, fruto da luta pela terra, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e as comunidades indígenas da região. Compreendeu-se que estudos arqueológicos colaborativos, entre outros efeitos, fortalecem a união de propósitos ao haver a preservação de artefatos pelo organizador do assentamento visando demonstrar a história indígena da região. Entendeu-se a ligação da Arqueologia com a Antropologia potencialmente transformadora para os interesses dessas comunidades, ao haver maior entendimento dos modos e objetivos de vida para essas sociedades e para a Arqueologia, ao haver interação constante com os conhecimentos tradicionais indígenas permitindo novas interpretações. Esta dissertação utilizou da observação participante, "mais participando que observando", usando "etnografias retroativas" a partir de alguns anos de vivência anterior, problematizando ligações com o ativismo. Foram localizadas materialidades arqueológicas, podendo fornecer subsídios a maior proteção ambiental no entorno e preservando locais com importância para comunidade. Há muitas possibilidades de continuidade de pesquisas inclusive para apoiar estudos de demarcação de território indígena. Obteve-se a conclusão de que a perseverança dos modos de vida, saberes e práticas tradicionais de populações indígenas e camponeses beneficia os ambientes florestais e a arqueologia da paisagem assevera tal afirmação com o estudo das paisagens antropogênicas. Os estudos arqueológicos colaborativos também demonstram como a interação e as reivindicações de povos indígenas potencializam novas interpretações, métodos diferenciados, enriquecendo as discussões arqueológicas. Relações e associações que alicerçam indagações sobre as articulações entre passado e presente | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The central theme of this paper is the relationship between archaeological material and the demands of indigenous populations. An attempt was made to relate theoretical research intentions, personal historical findings that became problematisations and "yeast", and works that are considered thematically compatible, with the aim of drawing up an anthropological panorama and using it as a basis for this dissertation, the central theme of which is collaborative archaeological science. The research was carried out using a collaborative approach to archaeology, with the characteristic of frequent contact with the communities involved, from the moment the research project was drawn up. It had the particularity of making use of co-existence through activism, friendship and previous professional ties with the Guarani Mbya of the Araçaí villages in Piraquara-PR and Kuaray Haxa in Guaraqueçaba-PR and with the Guarani Mbya, Kaingang and Xetá of the Tupã Nhe'é Kretã village in Morretes-PR. The relationship of mutual, social and political assistance established between the peasants of the José Lutzemberger settlement in Antonina-PR, the result of the struggle for land organised by the Landless Rural Workers' Movement, and the indigenous communities of the region has been highlighted. It was understood that collaborative archaeological studies, among other effects, strengthen the union of purposes when artefacts are preserved by the organiser of the settlement in order to demonstrate the indigenous history of the region. The link between archaeology and anthropology was seen as potentially transformative for the interests of these communities, as there was a greater understanding of the ways of life and objectives for these societies, and for archaeology, as there was constant interaction with traditional indigenous knowledge, allowing for new interpretations. This dissertation used participant observation, "more participating than observing", using "retroactive ethnographies" from a few years of previous experience, problematising links with activism. Archaeological material has been located, which could provide subsidies for greater environmental protection in the surroundings and preserving sites of importance to the community. There are many possibilities for further research, including studies to support the demarcation of indigenous territory. It was concluded that the perseverance of traditional ways of life, knowledge and practices of indigenous and peasant populations benefits forest environments, and landscape archaeology supports this assertion with the study of anthropogenic landscapes. Collaborative archaeological studies also show how the interaction and demands of indigenous peoples can lead to new interpretations and different methods, enriching archaeological discussions. Relationships and associations that underpin questions about the links between past and present | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arqueologia social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indígenas da América do Sul - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Camponeses - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ativismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antropologia | - |
Título: dc.title | Arqueologia, observação participante e engajamento : viabilidades da abordagem colaborativa com e para comunidades indígenas e camponesa em áreas no litoral paranaense e entorno | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: