
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pinto, José Simão de Paula, 1963- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
| Autor(es): dc.creator | Cardoso, Pedro Eduardo Galvão | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:09:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:09:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/94109 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/94109 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. José Simão de Paula Pinto | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho tem como objetivo investigar o impacto das fake news e da desinformação na vida das crianças que utilizam a internet, propondo, a partir dessa análise, o desenvolvimento de um aplicativo educacional voltado para a prevenção desses fenômenos. O estudo destaca a vulnerabilidade das crianças no ambiente digital e a crescente exposição a informações falsas, que podem comprometer o desenvolvimento cognitivo e emocional dos jovens usuários. A revisão teórica abrange conceitos como fake news, desinformação e educação midiática, além de analisar os principais instrumentos informacionais disponíveis na internet. A proposta final deste trabalho é o desenvolvimento conceitual de um aplicativo educativo, utilizando-se da gamificação e com dois jogos interativos, auxiliando na proteção das crianças contra as fake news, promovendo o pensamento crítico desde cedo. Este trabalho, portanto, busca contribuir para a construção de uma sociedade mais informada e capaz de lidar com os desafios da era digital | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : The aim of this study is to investigate the impact of fake news and misinformation on the lives of children who use the internet and, based on this analysis, to propose the development of an educational app aimed at preventing these phenomena. The study highlights the vulnerability of children in the digital environment and the growing exposure to false information, which can compromise the cognitive and emotional development of young users. The theoretical review covers concepts such as fake news, disinformation and media education, as well as analyzing the main information tools available on the internet. The final proposal of this work is the conceptual development of an educational app, using gamification and two interactive games, helping to protect children from fake news, promoting critical thinking from an early age. This work, therefore, seeks to contribute to building a more informed society capable of dealing with the challenges of the digital age | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Notícias falsas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desinformação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação midiática | - |
| Título: dc.title | Fake news e desinformação como instrumento informacional : modelagem de um aplicativo de prevenção para crianças | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: