
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Zaleski, Tânia, 1980- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional | - |
| Autor(es): dc.creator | Stival, Evelyn Machado de Jesus | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:00:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:00:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/93996 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93996 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof(a). Dr(a). Tânia Zaleski | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 26/03/2024 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Ensino de Biologia | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo teve como principal objetivo desenvolver e implementar uma sequência didática investigativa voltada para a compreensão dos impactos das mudanças climáticas nas populações de anfíbios. A sequência didática utilizou modelos confeccionados com ágar, um material que simula a perda de água pela pele fina desses animais quando expostos a altas temperaturas ou luz solar direta. Essa perda de água pode tornar os anfíbios mais suscetíveis a doenças ou até mesmo levá-los à morte em condições extremas. Durante a sequência, os estudantes realizaram experimentos para investigar o efeito da temperatura nos modelos. Os dados foram registrados pelos próprios alunos em planilhas e os resultados obtidos pelos diferentes grupos foram utilizados para discutir os impactos das mudanças climáticas nas populações de anfíbios, comparando-os posteriormente com as curvas de sobrevivência de espécies nativas da Mata Atlântica. Nessa fase, os estudantes foram desafiados a fazer previsões sobre o que poderia acontecer com essas espécies diante dos aumentos de temperatura projetados pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas. A sequência didática foi aplicada em duas turmas do 3º ano do Ensino Médio, com histórico de apatia diante de diversas metodologias empregadas pelos professores de diferentes componentes curriculares. A utilização de jogos como meio de retomada de conteúdos resultou em um excelente engajamento e participação dos estudantes. A abordagem investigativa por meio da experimentação com a aferição da temperatura em diferentes microhabitats e uso de modelos experimentais com formato e textura semelhantes aos animais estudados, permitiu aos estudantes compreenderem de forma mais profunda os efeitos das mudanças climáticas em um grupo de grande importância ecológica, que atua como indicador ambiental. Notavelmente, durante a implementação, alunos previamente apáticos demonstraram interesse e envolvimento significativos com o tema, evidenciando o impacto positivo dessa abordagem no aprendizado | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This study aimed to develop and implement an investigative didactic sequence focused on understanding the impacts of climate change on amphibian populations. The didactic sequence used models made with agar, a material that simulates water loss through the thin skin of these animals when exposed to high temperatures or direct sunlight. This water loss can make amphibians more susceptible to diseases or even lead them to death under extreme conditions. During the sequence, students conducted experiments to investigate the effect of temperature on the models. The data were recorded by the students themselves in spreadsheets, and the results obtained by different groups were used to discuss the impacts of climate change on amphibian populations, later comparing them with survival curves of native species from the Atlantic Forest. In this phase, students were challenged to make predictions about what could happen to these species in the face of temperature increases projected by the Intergovernmental Panel on Climate Change. The didactic sequence was applied to two classes of 3rd-year high school students, who had shown apathy towards various methodologies employed by teachers of different curriculum components. The use of games as a means of content retrieval resulted in excellent engagement and participation from the students. The investigative approach through experimentation with temperature measurement in different microhabitats and the use of experimental models with similar shape and texture to the studied animals allowed students to understand more deeply the effects of climate change on a group of high ecological importance, acting as an environmental indicator. Remarkably, during implementation, previously apathetic students demonstrated significant interest and involvement with the subject, highlighting the positive impact of this approach on learning | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Impacto ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Anfibios | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia Geral | - |
| Título: dc.title | Impacto das mudanças climáticas na redução de anfíbios : aplicação de sequência didática investigativa | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: