
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | John, Valquíria Michela | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
| Autor(es): dc.creator | Drabeski, Larissa Adryellen | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:31:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:31:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/93994 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93994 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Valquiria Michela John | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 28/02/2024 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como os jovens descendentes de poloneses no Brasil vivenciam a configuração do novo sensorium (MARTÍNBaRbERO e RINCÓN, 2019) da cultura contemporânea. A problemática foi investigada a partir da perspectiva das mediações propostas por Jesús Martín- Barbero, com base no quarto mapa, no qual o autor apresenta uma proposta para investigar o novo sensoríum a partir dos eixos entre tempos e espaços, sensorialidades e tecnicidades; além das mediações das identidades, narrativas, cidadanias e redes (MARTÍN-BARBERO e RINCÓN, 2019). Para a realização da pesquisa, os procedimentos metodológicos foram organizados em duas etapas distintas que representam uma aproximação progressiva do campo. A primeira etapa do desenho metodológico buscou conhecer características da juventude polonobrasileira por meio de survey destinada aos jovens descendentes de poloneses, a fim de traçar seu perfil socioeconômico e ter pistas do seu envolvimento cultural e consumo midiático. Em um segundo momento, foram realizadas entrevistas em distintas modalidades: online e presencial, além de uma entrevista em grupo. A partir da pesquisa, observou-se que as vivências juvenis são marcadas por um cenário complexo, no qual a construção da identidade polono-brasileira é perpassada pelas múltiplas temporalidades e conexões. A possibilidade de articulação com pesquisa anterior com público polono-brasileiro de outras gerações (DRABESKI, 2019) permite observar as transformações vivenciadas nos processos comunicativos e na construção das subjetividades dos sujeitos. No cenário dos jovens de hoje, emergem duas metáforas que contribuem para a compreensão da construção das identidades juvenis (a partir da contribuição de Martín-Barbero, 2017): o palimpsesto, que representa a coexistência de múltiplas temporalidades, e o hipertexto, que indica as múltiplas conexões dessas vivências | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This research has the general objective of understanding how young people of Polish descent in Brazil experience the configuration of the new sensorium (MARTÎNBARBERO and RINCON, 2019) of contemporary culture. The problem was investigated from the perspective of the mediations proposed by Jesus Martin- Barbero, based on the fourth map, in which the author presents a proposal to investigate the new sensorium based on the axis between times and spaces, sensorialities and technicalities; in addition to the mediations of identities, narratives, citizenships and networks (MARTÎN-BARBERO and RINCON, 2019). To carry out the research, the methodological procedures were organized into two distinct stages that represent a progressive approach to the field. The first stage of the methodological design sought to understand the characteristics of Polish-Brazilian youth through a survey aimed at young people of Polish descent, in order to outline their socioeconomic profile and to have clues about their cultural involvement and media consumption. Secondly, interviews were carried out in different modalities: online and in-person, in addition to a group interview. From the research, it was observed that youth experiences are marked by a complex scenario, in which the construction of Polish- Brazilian identity is permeated by multiple temporalities and connections. The possibility of articulating with previous research with Polish-Brazilian audiences from other generations (DRABESKI, 2019) allows us to observe the transformations experienced in the communicative processes and in the construction of the subjects' subjectivities. In today's youth scenario, two metaphors emerge that contribute to the understanding of the construction of youth identities (based on the contribution of Martin-Barbero, 2017): the palimpsest, which represents the coexistence of multiple temporalities, and the hypertext, which indicates the multiple connections of these experiences | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | crdownload | - |
| Formato: dc.format | application/octet-stream | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Juventude | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mediação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Poloneses | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
| Título: dc.title | Conexões e temporalidades : configurações das identidades de jovens polono-brasileiros no contexto do novo sensorium | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: