
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Luz, Araci Asinelli da, 1948- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Rapetti, Guilherme | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:22:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:22:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/93990 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93990 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Araci Asinelli-Luz | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 15/12/2023 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Educação | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O desenvolvimento de competências dos policiais é uma preocupação cada vez mais presente na Polícia Rodoviária Federal. A partir de conhecimentos apropriados em revisão integrativa da literatura e análise documental, tendo como pano de fundo a teoria da complexidade, essa dissertação busca analisar os objetivos institucionais da UniPRF no desenvolvimento de competências para o preparo mental dos policiais rodoviários federais durante a formação profissional, com uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório. Para isso, através do método da Análise de Conteúdo, foram realizadas análises documentais dos registros da UniPRF referentes à formação dos policiais por meio de leitura flutuante e mineração de texto com apoio de ferramenta computacional. Os resultados indicam que o preparo mental está sistematicamente ligado à capacidade de regulação emocional, resiliência e consciência situacional, as quais favorecem a assertividade na tomada de decisão que permite a pronta resposta com eficácia e eficiência no trabalho policial. Por isso, recomenda-se que as práticas orientadas para o preparo mental sejam previstas, projetadas e implantadas nos cursos de formação não apenas na PRF, mas em todas as corporações de segurança pública | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The development of police competencies is an increasingly present concern in the Federal Highway Police. Based on appropriate knowledge in integrative literature review and documentary analysis, with the complexity theory as background, this dissertation seeks to analyze the institutional objectives of UniPRF in the development of competencies for the mental preparation of federal highway police officers during professional training, through the qualitative research method, of exploratory character. For this, through the Content Analysis method, documentary analysis of UniPRF records were carried out regarding the training of police officers through floating reading and text mining with the support of a computational tool. The results indicate that mental preparation is systematically linked to the capacity for emotional regulation, resilience and situational awareness, which favor assertiveness in decision making that allows prompt response with effectiveness and efficiency in police work. Therefore, it is recommended that mental preparation-oriented practices be planned, designed, and implemented in training courses not only in PRF, but in all public security corporations | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Policiais - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Policiais - Treinamento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brasil. Polícia Rodoviária Federal | - |
| Título: dc.title | Preparo mental do policial rodoviário federal no contexto de formação profissional | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: