Identificação das tendências temáticas de pesquisa do Curso de Graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraújo, Paula Carina de, 1983--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorWalesko, Everson Bruno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:44:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:44:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/93948-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93948-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Paula Carina de Araújo-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Investiga as tendências temáticas dos trabalhos de conclusão de curso da a graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná, no período de 1998 a 2023. De forma específica, identifica os indicadores de produção dos trabalhos, analisa a coocorrência de palavras-chave, verifica a integração dos docentes por meio palavras-chave dos trabalhos orientados e descreve a tendência temática dos orientadores através das palavras-chave dos trabalhos orientados. Desenvolve pesquisa descritiva com uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), permitindo uma análise detalhada tanto das características descritivas das pesquisas quanto das relações entre variáveis temáticas e orientadoras. O estudo bibliométrico foi a principal estratégia de pesquisa, com foco nos seguintes indicadores: distribuição anual de trabalhos, quantidade de trabalhos orientados por orientador, relação dos trabalhos com suas respectivas palavras-chave, e a análise de coocorrência dessas palavras-chave. A análise dos dados permite identificar as principais tendências temáticas, as áreas de maior destaque no curso e o papel dos orientadores na orientação dos temas das pesquisas. A análise apontou para uma diversidade de abordagens no campo da Gestão da Informação, refletindo a evolução do curso e suas adaptações às demandas acadêmicas e profissionais. Conclui-se que este estudo oferece um panorama detalhado da trajetória acadêmica do curso de Gestão da Informação da UFPR, destacando suas principais áreas de pesquisa e sugerindo novas direções para futuras investigações. Os resultados obtidos servem como base para futuras análises sobre as tendências acadêmicas do curso e o impacto de suas pesquisas na sociedade e no mercado profissional. A padronização das palavras-chave e a ampliação das análises bibliométricas podem contribuir para reforçar a interdisciplinaridade e o papel central do curso na formação de profissionais qualificados na área de gestão da informação-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectGerenciamento da informação-
Palavras-chave: dc.subjectCabeçalhos de assunto-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-
Título: dc.titleIdentificação das tendências temáticas de pesquisa do Curso de Graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.