Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Paula Carina de, 1983- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
Autor(es): dc.creator | Walesko, Everson Bruno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:44:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:44:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/93948 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93948 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof.ª Dr.ª Paula Carina de Araújo | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Investiga as tendências temáticas dos trabalhos de conclusão de curso da a graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná, no período de 1998 a 2023. De forma específica, identifica os indicadores de produção dos trabalhos, analisa a coocorrência de palavras-chave, verifica a integração dos docentes por meio palavras-chave dos trabalhos orientados e descreve a tendência temática dos orientadores através das palavras-chave dos trabalhos orientados. Desenvolve pesquisa descritiva com uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), permitindo uma análise detalhada tanto das características descritivas das pesquisas quanto das relações entre variáveis temáticas e orientadoras. O estudo bibliométrico foi a principal estratégia de pesquisa, com foco nos seguintes indicadores: distribuição anual de trabalhos, quantidade de trabalhos orientados por orientador, relação dos trabalhos com suas respectivas palavras-chave, e a análise de coocorrência dessas palavras-chave. A análise dos dados permite identificar as principais tendências temáticas, as áreas de maior destaque no curso e o papel dos orientadores na orientação dos temas das pesquisas. A análise apontou para uma diversidade de abordagens no campo da Gestão da Informação, refletindo a evolução do curso e suas adaptações às demandas acadêmicas e profissionais. Conclui-se que este estudo oferece um panorama detalhado da trajetória acadêmica do curso de Gestão da Informação da UFPR, destacando suas principais áreas de pesquisa e sugerindo novas direções para futuras investigações. Os resultados obtidos servem como base para futuras análises sobre as tendências acadêmicas do curso e o impacto de suas pesquisas na sociedade e no mercado profissional. A padronização das palavras-chave e a ampliação das análises bibliométricas podem contribuir para reforçar a interdisciplinaridade e o papel central do curso na formação de profissionais qualificados na área de gestão da informação | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cabeçalhos de assunto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa | - |
Título: dc.title | Identificação das tendências temáticas de pesquisa do Curso de Graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: