
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Freitas, Maria do Carmo Duarte, 1962- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
| Autor(es): dc.creator | Gavronski, Dassuen Fernandes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:58:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:58:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/93945 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93945 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Maria do Carmo Duarte Freitas | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Esta pesquisa analisa o Design da informação em ambientes digitais, com foco nas necessidades de acessibilidade para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo principal é avaliar o impacto desse Design na experiência digital de pessoas autistas, considerando suas sensibilidades sensoriais e os desafios enfrentados em interações online. A metodologia baseia-se em uma pesquisa aplicada, iniciando com um estudo bibliográfico sobre as demandas sensoriais do TEA, os princípios do Design da informação e as diretrizes de acessibilidade. A partir dessa base, foi realizada uma avaliação de um curso da plataforma UFPRAberta, utilizando o Guia de Recomendações de Acessibilidade de Interfaces Web com Foco em Aspectos do Autismo (GAIA), que apresenta estratégias para a criação de ambientes educacionais acessíveis a indivíduos autistas. A pesquisa reforça a relevância de considerar as particularidades cognitivas e sensoriais de pessoas com TEA no Design da informação, contribuindo para o desenvolvimento de ambientes digitais mais inclusivos e funcionais. Os resultados destacam a importância de diretrizes de acessibilidade e apontam elementos que podem ser implementados no curso analisado | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This research analyzes information design in digital environments, focusing on accessibility needs for individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD). The primary objective is to assess the impact of such design on the digital experience of autistic individuals, considering their sensory sensitivities and the challenges they face in online interactions. The methodology is based on applied research, starting with a literature review on ASD sensory demands, information design principles, and accessibility guidelines. Based on this foundation, an evaluation of a course from the UFPRAberta platform was conducted using the Guide for Accessibility Recommendations for Web Interfaces with a Focus on Autism (GAIA), which offers strategies for creating educational environments accessible to autistic individuals. The study emphasizes the importance of considering the cognitive and sensory particularities of individuals with ASD in information design, contributing to the development of more inclusive and functional digital environments. The results underline the significance of accessibility guidelines and identify elements that can be implemented in the analyzed course | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
| Título: dc.title | Design da informação em ambiente digital para pessoas autistas : uma análise na Plataforma UFPRAberta | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: