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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, José Luiz Padilha da, 1985- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Especialização em Data Science & Big Data | - |
| Autor(es): dc.creator | Barboza, Thaís Zezza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:45:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:45:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/93765 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93765 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. José Luiz Padilha da Silva | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Especialização em Data Science & Big Data. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Produzidos a partir do Censo da Educação Superior realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os indicadores de fluxo da educação superior permitem umacompanhamento detalhado de três principais dimensões: permanência, desistência e conclusão. Visando compreender possíveis fatores que afetam a taxa de permanência, este trabalho realiza uma análise longitudinal de cursos de bacharelado eminstituições federais e privadas (com e sem fins lucrativos) nos anos de 2013 a 2021, voltando o foco para entender a diferença na variação do indicador de Taxa de permanência para cada uma das grandes áreas da classificação realizada pelo Cine Brasil e categorias administrativas referentes às universidades onde os cursos são ofertados | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Originating from the College Education Census conducted by the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), the college education flow indicators allow for detailed monitoring of threemain dimensions of interest: permanence, dropout, and completion.With the goal of understanding possible factors influencing the permanence rate, this study conducts a longitudinal analysis of bachelor’s degree programs in federal and private (both for-profit and non-profit) institutions from 2013 to 2021, focusing on understanding the variation in the permanence rate indicator for each of the major areas classified by Cine Brasil and administration type of the universities where the courses are teached | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indicadores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior - Indicadores | - |
| Título: dc.title | Análise de dados longitudinais com Modelo Linear Misto : aplicação à taxa de permanência anual em Cursos de | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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