
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tetto, Alexandre França, 1974- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica em Energias Naturais Renováveis | - |
| Autor(es): dc.creator | Jouët-Pastre, Marc | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:43:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:43:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/93755 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93755 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Alexandre França Tetto | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica em Energias Naturais Renováveis | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A presente época tem apresentado quebra de paradigmas em diversas áreas, proporcionado o aparecimento de inúmeras tecnologias disruptivas, sendo o veículo elétrico uma delas. Junto ao estudo deste tipo de veículo, faz-se necessária uma análise mais aprofundada de conceitos ligados ao mesmo: baterias de armazenamento, fontes renováveis de energia, eficiência energética e impactos causados por esse novo meio de transporte no que diz respeito ao ambiente. Tal estudo foi efetuado por meio de revisão bibliográfica e análise documental. Como resultado, obteve-se que: as mudanças tecnológicas em curso são a base da indústria 4.0, sendo que a nanotecnologia e o armazenamento de energia estão ligadas aos veículos elétricos; a energia contida em uma unidade de volume de etanol é bem maior que a presente em uma unidade de volume de bateria; e, a maior parte das emissões de gases de efeito estufa (GEE) no ciclo de vida dos veículos elétricos (VE) está na etapa de fabricação, sendo que se a energia que os alimenta for oriunda de uma matriz elétrica renovável, há um maior benefício no quesito sustentável. Por fim, conclui-se que o Brasil é um país privilegiado para a inserção de VE, visto sua matriz elétrica ser constituída em sua maioria por fontes de energia renováveis, muito embora na atual conjuntura o melhor para o país seria o incentivo aos veículos flex híbridos | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The present era has shown a breakdown of paradigms in several areas, providing the appearance of numerous disruptive technologies, the electric vehicle being one of them. Along with the study of this type of vehicle, a more in-depth analysis of concepts related to it is necessary: storage batteries, renewable sources of energy, energy efficiency and impacts caused by this new means of transport with regard to the environment. Such study was carried out through bibliographic review and documentary analysis. As a result, it was obtained that: the technological changes underway are the basis of industry 4.0, with nanotechnology and energy storage being linked to electric vehicles; the energy contained in an ethanol volume unit is much greater than that present in a battery volume unit; and, most of the greenhouse gas (GHG) emissions in the life cycle of electric vehicles (EV) are in the manufacturing stage, and if the energy that feeds them comes from a renewable electrical matrix, there is a greater benefit in the sustainable aspect. Finally, it is concluded that Brazil is a privileged country for the insertion of EV, since its electrical matrix is mostly made up of renewable energy sources, although in the current situation the best for the country would be the incentive to flex vehicles hybrids | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Veículos elétricos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Energia - Fontes alternativas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
| Título: dc.title | Veículos elétricos no Brasil : desafios relacionados à sustentabilidade | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: