Educação emancipatória e decolonial na comunidade : relações com o território e transformação social através da arte cultura popular e agroecologia

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Autor(es): dc.contributorRuschmann, Carla Beatriz Franco, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar-
Autor(es): dc.creatorChiva, Marina Sefrian-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:47:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:47:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/93750-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93750-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Carla Beatriz Franco Ruschamnn-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho reflete sobre uma educação emancipatória e decolonial e como ela pode contribuir com as diversas questões sociais enfrentadas no território. Também discute noções de territorialidade, necropolítica e racismo estrutural para situar as questões sociais vividas sob ótica da experiência do projeto Terrinha Brincante; Uma prática pedagógica de educação não-formal que envolve arte, cultura-popular e agroecologia, realizada com crianças de diferentes idades da área de ocupação popular, nomeada pelos moradores de Bom Sucesso, no bairro Vila Nova, da periferia de Matinhos, litoral do Paraná. O trabalho traz este exemplo para se pensar a educação sob uma perspectiva interdisciplinar, na importância de dinâmicas não convencionais e outros sentidos pedagógicos que se voltem a preservação da diversidade ambiental e cultural, para a construção de sujeitos políticos críticos, participativos e conscientes.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCosta - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectPeriferias-
Palavras-chave: dc.subjectAção social - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectMatinhos (PR) - Usos e costumes-
Título: dc.titleEducação emancipatória e decolonial na comunidade : relações com o território e transformação social através da arte cultura popular e agroecologia-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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