Comunicação assertiva dos gestores de cooperativas de saúde

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Tomás Sparano, 1971--
Autor(es): dc.contributorAbib, Gustavo, 1977--
Autor(es): dc.contributorFonseca, Marcos Wagner da, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA Gestão de Talentos e Comportamento Humano-
Autor(es): dc.creatorFurman, Rosilda Alves de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:44:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:44:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/93695-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93695-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profs. Tomas Martins, Gustavo Abib e Marcos Wagner da Fonseca-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão de Talentos e Comportamento Humano-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A comunicação é fundamental para o funcionamento eficaz de qualquer empresa, sendo crucial para o diálogo entre emissor e receptor. A clareza na transmissão da mensagem, a correta recepção pelo destinatário e o feedback adequado são essenciais para evitar ruídos e distorções na comunicação. Muitos gestores, embora tecnicamente competentes, carecem de habilidades comunicativas para liderar eficazmente, o que pode resultar em dificuldades na transmissão de informações e na escuta ativa dos colaboradores. Obstáculos como sobrecarga de informações, falta de feedback e canais inadequados de comunicação podem afetar negativamente o desempenho organizacional, especialmente em uma cooperativa de saúde. Diagnósticos detalhados dos processos comunicativos, incluindo avaliações qualitativas, são necessários para identificar problemas e oportunidades de melhoria.Nesse contexto, esta pesquisa será formatada na escala likert com os colaboradores das áreas de Atendimento da Cooperativa. Após a avaliação dos dados, proceder-se a aplicação da metodologia 5W2H e o diagrama de causa e efeito como ferramentas eficazes para abordar e solucionar esses problemas. Além disso, a certificação GPTW, baseada no feedback dos funcionários, pode servir como um indicador do sucesso das práticas de comunicação e gestão. O estudo propõe ainda um modelo de comunicação eficiente, combinando essas ferramentas, além de treinamentos específicos para gestores e canais de feedback contínuos, visando alinhar todos os membros da cooperativa aos objetivos organizacionais-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectComunicação nas organizações-
Palavras-chave: dc.subjectCooperativas médicas-
Título: dc.titleComunicação assertiva dos gestores de cooperativas de saúde-
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