
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Zimer, Tania Teresinha Bruns | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemática | - |
| Autor(es): dc.creator | Lacerda, Gabriely Lemes de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:05:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:05:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/93639 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93639 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª. Dr.ª Tania T. Bruns Zimer | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemática | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Os avanços tecnológicos estão cada vez mais velozes e, por meio deles, as Tecnologias Digitais (TD) surgem para fazer parte da vida cotidiana das pessoas. As TD são conjuntos de tecnologias que transformam linguagens em informações e podem ser tangíveis, como os celulares e computadores, ou intangíveis, como os softwares, que são os aplicativos, jogos digitais, ou qualquer programa em um computador. E, como faz parte da vida cotidiana das pessoas, faz parte também da vida escolar dos alunos e, consequentemente, do ensino-aprendizagem de Matemática. Este trabalho é uma revisão bibliográfica que tem por objetivo geral analisar, nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), indicativos sobre o uso de TD no ensino-aprendizagem, relatados e evidenciados por professores de Matemática na Educação Básica. Tem como objetivos específicos, analisar as dificuldades apresentadas pelos professores em relação ao uso da TD no ensino e identificar se há e quais são as relações entre as dificuldades ao usar as TD e a prática docente. A fundamentação tem por base a análise do tema em documentos legais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e autores que discutem sobre as TD, e estas em relação à Educação Matemática. Se tratando de uma pesquisa de Revisão Bibliográfica, o banco de dados se constitui nos anais do ENEM e se baseou em um protocolo de seleção de trabalhos com uso de palavras-chave e critérios de inclusão e exclusão, totalizando em 14 trabalhos. Como resultado destaca-se a pouca correspondência de trabalhos na temática, principalmente no XIV ENEM, visto o contexto de pandemia e a pouca correspondência de trabalhos que abordam o lado do professor e as dificuldades que apresentam com os usos da TD. Apesar disso, os resultados com relação as dificuldades apresentadas por professores com o uso das TD apontam para a escolha errônea de metodologia adequada para o uso de TD e dificuldade de inserção da TD na sala de aula acarretada pela falta de domínio técnico e pedagógico sobre as TD | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores de matematica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trabalho docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Inclusão digital | - |
| Título: dc.title | Tecnologias digitais e educação matemática : uma revisão bibliográfica nos anais do encontro nacional de educação matemática | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: