
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ramos, Danilo, 1978- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Busarello, Gabriel Dell’Agnolo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:34:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:34:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/93617 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93617 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Danilo Ramos | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 26/02/2024 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Música | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Representações mentais são estruturas cognitivas que correspondem a um objeto, ideia, coleção de informação ou qualquer outra coisa concreta ou abstrata em que o cérebro esteja pensando. A harmonização de melodias na prática do piano é uma atividade que envolve o uso de representações mentais, com vistas à elaboração de um arranjo musical. O objetivo desta pesquisa foi investigar o papel das representações mentais no desenvolvimento da habilidade de harmonização de melodias cifradas por estudantes de piano. Para isso, foi realizado um estudo de casos múltiplos com a participação de três estudantes de piano matriculados no curso de graduação em música da Universidade Federal do Paraná. Cada participante foi submetido à aplicação do protocolo think-aloud (TA) sobre uma tarefa de harmonização de uma melodia cifrada. Trata-se de um procedimento no qual o participante realiza uma determinada atividade e, ao mesmo tempo, verbaliza seus pensamentos relacionados à atividade proposta "pensando em voz alta". Os resultados indicaram que as representações mentais tiveram um papel preponderante para a aprendizagem da harmonização de melodias cifradas pelos estudantes investigados. Contudo, as representações mentais deles não foram elaboradas com a mesma eficácia que as dos experts, descritas na Teoria Geral da Expertise. Além disso, a estratégia de se praticar a cadência II-V-I em todas as tonalidades maiores teve grande importância para o aprimoramento das representações mentais relacionadas à tarefa investigada. Conclui-se que o aprimoramento das representações mentais é uma estratégia eficaz que favorece o desenvolvimento da expertise na atividade de harmonização de melodias cifradas ao piano. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Mental representations are cognitive structures that correspond to an object, an idea, a collection of information, or anything else concrete or abstract that the brain is thinking about. The harmonization of melodies in piano practice is an activity that involves the use of mental representations, with a view to the elaboration of a musical arrangement. The aim of this research was to investigate the role of mental representations in the skill’s development of harmonizing lead sheets by piano students. A multicase study was carried out with the participation of three piano students enrolled in the graduation course in music at the Federal University of Paraná. Each participant was submitted to a think-aloud (TA) protocol on a task of harmonizing a lead sheet. It this procedure, a participant performs an activity and, at the same time, verbalizes his thoughts related to this activity "thinking out loud". The results indicated that mental representations played a preponderant role in learning how to harmonize lead sheets by the investigated students. However, their mental representations weren’t developed with the same efficiency of the experts, described in the General Theory of Expertise. Furthermore, the strategy of practicing the IIm7-V7-I7M cadence in all major keys had great importance for improving mental representations related to the exercise of harmonizing lead sheets. Therefore, the improvement of mental representations is an effective strategy that supports the development of expertise in the activity of harmonizing lead sheets on the piano. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Piano | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música - Cognição | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
| Título: dc.title | O papel das representações mentais na aprendizagem da harmonização de melodias cifradas ao piano | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: